Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia guarnição da BM que realizou resgate no Guaíba

Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia guarnição da BM que realizou resgate no Guaíba

A proposição da homenagem foi do presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Sossmeier

Paula Maia

No ato solene, a capitã e os soldados da Brigada Militar expressaram profunda gratidão pela honraria concedida e reafirmaram o comprometimento da instituição em garantir a segurança da sociedade gaúcha, demonstrando bravura e resiliência em situações desafiadoras.

publicidade

Em uma madrugada fria de maio deste ano, uma motorista perdeu o controle do carro e caiu no Guaíba, próximo ao Iberê Camargo, no bairro Cristal, em Porto Alegre. O acidente ocorreu diante de uma guarnição da Brigada Militar que estava finalizando sua ronda ostensiva. A capitão Francine Fisch, percebendo a urgência da situação, imediatamente solicitou apoio. Com bravura e foco na preservação da vida, os policiais militares prontamente adentraram nas águas geladas e resgataram a motorista. Em reconhecimento à ação, a capitão Francine Fisch e os soldados César Augusto Ferreira, Éverton Saraçol e Alex Flores receberam uma homenagem na Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposição partiu  do presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Sossmeier.

No ato solene, a capitão e os soldados da Brigada Militar expressaram profunda gratidão pela honraria e reafirmaram o comprometimento da instituição em garantir a segurança da sociedade gaúcha, demonstrando bravura e resiliência em situações desafiadoras. O vereador ressaltou a dedicação exemplar da equipe, mesmo enfrentando condições climáticas adversas, e os enalteceu como verdadeiros heróis que garantiram a segurança e o bem-estar da população. “Mesmo com as baixas temperaturas eles demonstraram todo comprometimento e entusiasmo pela função e pela profissão que exercem. Como verdadeiros heróis, garantiram o salvamento e continuam a prestar serviço à nossa população, na proteção, na segurança dos nossos direitos, patrimônios e do nosso bem mais valioso, que é a vida”.

O tenente-coronel Thales Osório, que estava representando o Comando de Policiamento da Capital (CPC), destacou a grandiosidade do ato, enfatizando a prontidão e o compromisso dos policiais militares em arriscar suas próprias vidas para salvar a vida de outro ser humano. “Essa ocorrência foi com um grande dispêndio de energia, um ato que nós conseguimos comparar como um ato heroico, porque eles não mediram esforços em colocar a vida em perigo e ir lá e salvar o próximo”, declarou. A capitã Fisch compartilhou que, após o acidente, solicitou apoio e outra viatura se prontificou para auxiliar no socorro. Ela ressaltou a importância dessa homenagem para fortalecer o trabalho da Brigada Militar e realçou o empenho contínuo da equipe em garantir a segurança e a ordem pública.

“Nós, diuturnamente, estamos agindo para que a sociedade fique mais segura, para que a ordem pública seja mantida. Para a Brigada Militar como um todo, é bom ver o seu material humano, que é o nosso bem mais importante reconhecido", afirmou. O soldado Ferreira explicou que, logo após a confirmação de que havia uma pessoa no veículo acidentado, a equipe agiu de forma rápida e decidida, enfrentando as águas geladas do Guaíba para realizar o resgate. O soldado Saraçol relembrou a proximidade do acidente com a viatura e a necessidade de formar uma corrente humana para adentrar nas águas. Ele destacou que o reconhecimento recebido é especialmente significativo, ainda que, no momento do resgate, o foco principal tenha sido a preservação da vida da motorista.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895