Cidades

Cabelaço recebe doações de mecha de cabelo para confecção de perucas

Lenços e mecha de cabelo já cortada podem ser levados ao Serviço de Pastoral e Solidariedade do Hospital São Lucas da PUCRS

Os participantes doaram, no mínimo, 15 centímetros de cabelo
Os participantes doaram, no mínimo, 15 centímetros de cabelo Foto : Pedro Piegas

Foi realizada nesta segunda-feira a 3ª edição do Cabelaço, iniciativa promovida pelo Hospital São Lucas da PUCRS em parceria com o Grupo Oncoclínicas e com o salão Hugo Beauty, uma ação alusiva à campanha Outubro Rosa que arrecada mechas de cabelos para a confecção de perucas que são doadas às pacientes oncológicas do hospital.

A responsável técnica pelo serviço de oncologia do Hospital São Lucas, Fabiana Viola, destacou a importância do evento durante o mês de conscientização do câncer de mama. Ela observou que a perda de cabelo afeta a autoestima e feminilidade de algumas mulheres, tornando a doação de perucas um apoio emocional significativo. No ano passado, foram feitas oito perucas, e a expectativa para este ano é aumentar esse número.

"Acho que é importante lembrar da importância da detecção precoce do câncer de mama e do resgate da autoestima das pacientes nesse caminho do tratamento que é bastante difícil”, observou.

A cabeleireira Ana Dias, que trabalha na área desde os 14 anos, participa pela primeira vez do evento no Hospital São Lucas da PUCRS. Ela considera maravilhoso o fato de que os cortes de cabelo ajudarão na confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. Ana acredita que a entrega das mechas devem ocorrer durante o ano, assim como a doação de lenços, destacando que, além de estar na moda, podem ajudar as mulheres a se sentirem bem durante o tratamento.

Terceira edição do Cabelaço, no Hospital São Lucas (HSL), da PUCRS | Foto: Pedro Piegas

A colaboradora Carolina Pereira contou que chegou para trabalhar sem imaginar que iria cortar o cabelo, mas ficou entusiasmada com a ideia de poder ajudar. Ela afirmou que se se sentiu gratificada e que aprovou o resultado do corte.

"É muito gratificante poder fazer parte desse momento. Doar é sempre bom. E eu amei o resultado”, disse.

Os participantes doaram, no mínimo, 15 centímetros de cabelo, que, agora, serão destinados à confecção de perucas feitas por uma voluntária da Pastoral.

Além disso, a comunidade em geral ainda pode participar da ação levando lenços e mechas de cabelo já cortadas na sala 226 do Serviço de Pastoral e Solidariedade, no 2º andar do HSL.