Cachoeirinha e Esteio aderem a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos

Cachoeirinha e Esteio aderem a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos

A inclusão do público ocorreu após decisão do Governo do Estado, nesta quarta-feira

Fernanda Bassôa

Em Esteio, a aplicação será realizada neste sábado

publicidade

A prefeitura de Cachoeirinha iniciou nesta quinta-feira a vacinação de adolescentes com comorbidade entre 12 e 17 anos. A aplicação do imunizante acontece na unidade de saúde José Ari, localizada na rua Orleans, 325, bairro Vila Fátima. A inclusão do público ocorreu após decisão do Governo do Estado, nesta quarta-feira, mas a orientação ainda não está prevista no Plano Nacional de Imunização. “A vacina que os municípios estão autorizados a aplicar é a da Pfizer, única aprovada para esta faixa etária no país”, explicou o secretário de Saúde, Juliano Paz.

Já em Esteio, adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e pessoas acima de 33 anos, independente de comorbidades, já podem marcar horário para receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O agendamento deve ser feito pelo site disponibilizado pela prefeitura. A aplicação será realizada na sede da Secretaria Municipal da Saúde, na avenida Padre Claret, 666, a partir do sábado, nos turnos da manhã e tarde.

Segundo informe técnico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde na quarta-feira, poderão ser imunizados os adolescentes que tenham obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunodeprimidos, doença falciforme ou talassemia maior, doença cardiovascular, doença neurológica crônica, diabete mellitus (tipo 1) ou crianças com condição insulino-dependente.

A comprovação deverá ser feita com a apresentação de exames, laudo, receita de uso de medicação ou ainda uma declaração de um profissional de saúde. Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá fazer pelo telefone (51) 3433-8400 (ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895