Cachos de uva começam a ganhar cor nas parreiras da Câmara de Caxias do Sul

Cachos de uva começam a ganhar cor nas parreiras da Câmara de Caxias do Sul

Expectativa é que as parreiras produzam mais de 500 quilos de uva Isabel

Celso Sgorla

Vereador e agricultor Velocino Uez se mostrou satisfeito com o progresso da produção de uvas

publicidade

Os primeiros cachos de uva da safra 2020 começaram a ganhar cor nos parreirais da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O responsável por podar e acompanhar o desenvolvimento das videiras, o vereador e agricultor Velocino Uez, conferiu todos os andares em que há plantação da fruta e se mostrou satisfeito com o progresso da produção. “Estou muito contente de ver que valeu a pena todo o cuidado que tivemos porque os cachos estão saudáveis e bonitos. Em algumas poucas partes, é possível encontrar a uva já madura e doce porque houve menor absorção de água. Na maioria dos pés, ela está no início da coloração. Em fevereiro, deverá ficar ideal para o consumo”, espera o parlamentar, que integra a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) da Câmara.

A expectativa é de que as atuais parreiras produzam mais de 500 quilos da uva Isabel. Entretanto, tradicionalmente, apenas 20% da safra é degustada pela comunidade que visita a Câmara e pela equipe funcional. A maior parte é consumida pelos pássaros, que se abrigam sob a sombra das folhas das videiras nesta época do ano.

O plantio de vinhedos no Parlamento caxiense foi idealizado pelo arquiteto João Alberto Marchioro, vencedor do concurso público realizado em 1983 para escolha do anteprojeto de arquitetura do prédio da Câmara. Na atual sede do Legislativo caxiense, inaugurada em 22 de novembro de 1996, os parreirais funcionam como um quebra-sol natural nos meses de verão. No inverno, a queda das folhas permite uma maior entrada dos raios solares, aquecendo os ambientes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895