Cais Mauá tem pontos com água abaixo da cota de transbordamento em Porto Alegre
Prefeitura iniciou a retirada de sacos para abertura de comporta
publicidade
Sem chuvas, o Guaíba segue com o nível em trajetória de queda e alguns pontos de Porto Alegre começam a apresentar uma diminuição dos alagamentos. É o caso do Cais Mauá, que na manhã desta terça-feira apresentou locais com água abaixo da cota de transbordamento.
Ao mesmo tempo, a prefeitura da Capital já iniciou a retirada dos sacos de areia para a abertura da comporta 4, na rua Siqueira de Campos. Inicialmente, a previsão do tempo indicava chuva para segunda e terça, mas o tempo seco permitiu a iniciativa.
VÍDEO | Cais Mauá abaixo da cota de transbordamento pela primeira vez após a enchente.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) May 28, 2024
📹 Pedro Piegas pic.twitter.com/9gvE6WmNjw
VÍDEO | Av. Mauá amanhece mais seca mas ainda com pontos de alagamentos ao longo da via.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) May 28, 2024
📹 Pedro Piegas pic.twitter.com/QbudkNAai1
Nesta terça, o nível do Guaíba amanheceu pouco acima de 3,70m. É preciso lembrar que há desníveis na medição da cota do rio.
A estação Cais Mauá C6 é mantida como referência para todas as cotas de cheia, inclusive a de 1941 e as de 2023, mas as medições precisaram ser transferidas emergencialmente à Usina do Gasômetro entre os dias 2 e 3 de maio, segundo o Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Sema.
Na noite de 2 de maio, por exemplo, a marca era de 3,70 metros, superando os níveis de alerta e inundação. Na manhã seguinte, os técnicos mediram 1,58 metro a mais em relação à cobertina (topo) do cais, que é de 3 metros, e fixaram a régua do Gasômetro nos mesmos 4,58 metros.