Caixas personalizadas auxiliam pacientes de São Borja a tomar medicamentos

Caixas personalizadas auxiliam pacientes de São Borja a tomar medicamentos

Iniciativa do Hospital Ivan Goulart tem como foco pessoas que já receberam alta

Felipe Dorneles

Iniciativa do Hospital Ivan Goulart visa ao uso correto de medicamentos

publicidade

Caixas personalizadas, uma iniciativa do Hospital Ivan Goulart, têm auxiliado moradores de São Borja no uso correto dos medicamentos. A assistente social da casa de saúde Maiara Fontela, que participa do Projeto Visitar, é a idealizadora das caixas. Segundo ela, no contato domiciliar com pacientes que receberam alta, foi identificada a dificuldade em seguir rigorosamente horários de remédios, o que resultou então na ideia.

A caixa é dividida em sete colunas e quatro linhas. Cada dia da semana tem uma cor e cada turno é representado por um desenho, para jejum, café da manhã, almoço e jantar. Maiara explica que as cores e ilustrações auxiliam pacientes com dificuldade de enxergar bulas e indicações de horários nas embalagens dos remédios e idosos que moram sozinhos e se esquecem da medicação. “A caixa orienta o uso correto do medicamento, garantindo os efeitos”. Os objetos são produzidos a partir de sobras da farmácia do hospital e decorados por alunos da Escola Estadual Franco Baglioni.

A gerente-geral do hospital, Fernanda Bonotto, explica que a ação é uma forma de reduzir o índice de reinternação, considerado alto pela equipe de gestão, de 15 por mês, em média. O projeto já beneficiou oito famílias da cidade e, a cada mês, a meta é atingir outras oito. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895