Calor causa temporais isolados no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira
Temperatura alta favorece chuva isolada de verão com risco de temporais isolados nos três estados do Sul nas próximas horas
publicidade
Temporais isolados devem ocorrer no Sul do Brasil entre a tarde e a noite desta sexta-feira, 10. A MetSul Meteorologia alerta que as ocorrências devem ser localizadas e que não se trata de um episódio de tempo severo generalizado. O risco de temporais isolados devido ao calor é maior na Metade Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e parte do Paraná, especialmente entre o final da tarde e o começo da noite.
Nestes setores localizados que tiverem instabilidade não se pode afastar a possibilidade de chuva forte de curta duração e ainda a ocorrência de tempestades bastante localizadas com queda de granizo e vento forte.
Em se tratando de episódios isolados associados ao calor e à umidade, não há como se indicar onde ocorrerão, o que só é possível em curto prazo (nowcasting). Estas formações de instabilidade são tão isoladas que, em regra, chegam a afetar um punhado de bairros de uma cidade. No geral, a maioria das cidades do Rio Grande do Sul e em muitos pontos de Santa Catarina e do Paraná, o tempo deve seguir firme e com calor, especialmente mais a Oeste da Região Sul.
A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propicias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo nesta época do ano.
Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera. A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitissimo isolados. Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos.
Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade. O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.