Camaquã oferece segunda chance para pessoas que não tomaram segunda dose da vacina

Camaquã oferece segunda chance para pessoas que não tomaram segunda dose da vacina

Orientação é que o indivíduo compareça o mais rápido possível

Angélica Silveira

Em Camaquã, 2,1 mil pessoas estão em atraso com a segunda dose

publicidade

A prefeitura de Camaquã está oferecendo o Centro de Imunização Viégas como ponto de vacinação para as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose do imunizante contra a Covid-19, no dia marcado na carteirinha. O atendimento ocorre todos os dias, das 8h30min às 16h30min. 

Conforme o Executivo municipal, 2,1 mil pessoas estão em atraso com a segunda dose, mas este número pode aumentar, pois nesta quinta-feira, 400 idosos devem receber a segunda imunização e no próximo sábado outros 800. A vacina só terá efetividade com a aplicação da segunda dose.

Pelotas 

Em Pelotas, a segunda dose segue sendo aplicada nesta quinta-feira, de acordo com a programação da Secretaria Municipal de Saúde. A imunização será realizada em sistema drive-thru. Nesta quinta-feira, a complementação da vacina será para os profissionais de saúde que se imunizaram no último dia 15 no Campus Pelotas do IFSul, com entrada pela  rua Jornalista Cândido de Mello, das 9h às 17h. 

A Secretaria orienta que, para a segunda dose, quem fez aniversário neste período, poderá ir no dia da idade anterior ou no dia da atual, sem qualquer problema, apenas deverá explicar no momento da vacinação. Na sexta-feira, será a vez de idosos de 77 anos terem a oportunidade de tomar a segunda dose no Centro de Eventos, entre 9h e 17h.

Na terça-feira a iniciativa será para idosos de 76 anos. Nas sete escolas municipais, das 10h às 15h, também poderá ser feita a segunda dose. Na segunda-feira, e no dia 23 de abril, será a vez dos idosos de 79, 78 e 77 anos.

Tanto no drive-thru das escolas, para receber a segunda dose, é necessário levar carteira de vacinação e documento de identidade. No prédio do IFSul localizado na Praça 20 de Setembro, a iniciativa ocorre das 9h às 17h, nesta quinta-feira para profissionais imunizados até o dia 15 de março, e no dia 26 para aqueles que tomaram a primeira dose nos dias 25 e 26 de março.

É necessário que o profissional de saúde apresente a carteira de vacinação e um documento de identidade para tomar a segunda dose. As pessoas que  forem receber a segunda dose de vacina e estiverem com sintomas gripais ou tiverem obtido resultado positivo para a Covid-19 devem aguardar 30 dias do início dos sintomas de imunização.

A prefeitura de Pelotas não possui os dados das pessoas que deixaram de tomar a segunda dose na data marcada em sua carteira de vacinação.

Rio Grande e São Lourenço

Em Rio Grande, o próximo drive-thru está marcado para sábado, das 9h às 12h, no Partage Shopping. Na oportunidade serão disponibilizadas 264 doses para que  os profissionais de saúde  completem a imunização.

Em São Lourenço do Sul, a orientação para aquelas pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose é que compareçam o mais rápido possível na próxima ação de vacinação programada. O próximo drive-thru será nesta sexta-feira, das 14h às 16h. A iniciativa será voltada a idosos de 77 e 76 anos. Quem for a pé até a lateral da Secretaria Municipal de Saúde na Rua General Osório também será vacinado.

Aqueles que moram na zona rural podem se vacinar na UBS da sua localidade, agendando via telefone o dia e horário da vacinação. Os acamados também devem agendar na UBS de sua localidade o dia e horário da vacinação.

Para receber a segunda dose é necessário apresentar cartão SUS, carteira de vacinação, CPF, RG e comprovante de residência.  

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895