Como parte da programação da 6ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, organizada pela Secretaria estadual da Cultura (Sedac), o Centro de Memória CAU/RS realizou a Caminhada do Patrimônio no Centro Histórico de Porto Alegre.
A caminhada, conduzida pelos arquitetos e urbanistas especializados no tema do Patrimônio Cultural José Daniel Craidy Simões e Lucas Volpatto, começou pelo Edifício Ely – uma construção de 1922 projetada pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn, com sua fachada de 100 metros na Rua da Conceição, no Centro – e finalizou na Casa de Cultura Mario Quintana.
Volpatto ressaltou que essas caminhadas fazem parte das ações educativas do Centro de Memória, mantido pelo CAU que organiza o acervo recebido do Crea que possui plantas, fotos e mapas antigos. Ele destacou que o público-alvo não se limita a arquitetos e urbanistas, mas é atraente para a população em geral. “O objetivo do Conselho vai além da fiscalização da profissão. É também qualificar e mostrar a importância da arquitetura da cidade para as pessoas”, afirmou.
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Sedac, por meio do Iphae, sempre no terceiro final de semana de agosto. Esta é a sexta edição do evento que conecta ações do Estado, dos municípios e de instituições culturais em todo o território gaúcho.
Durante o final de semana do Dia do Patrimônio diversas instituições e espaços culturais de Porto Alegre e do interior do Estado realizaram exposições, oficinas, performances artísticas, rodas de conversa, visitas guiadas e exibição de filmes, além de campanhas de arrecadação para a recuperação de museus, bibliotecas e arquivos.