Caminhada entre Pinacotecas da região central Porto Alegre reforça a ligação entre as exposições

Caminhada entre Pinacotecas da região central Porto Alegre reforça a ligação entre as exposições

A caminhada do Ponto Fixo às Coordenadas Variáveis, uma Jornada de Deslocamentos, integra a 21º Semana Nacional dos Museus.

Paula Maia

O curador José Francisco Alves explicou que ambas mostras apresentam elementos específicos, sejam eles reais ou imaginários, além de materiais cartográficos, e desempenham um papel central nas duas exposições.

publicidade

As exposições "O Ponto Fixo" e "Coordenadas Variáveis" nas Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli, respectivamente, estão interligadas e exploram as distintas coleções da Prefeitura de Porto Alegre. O curador das exposições, José Francisco Alves, conduziu a caminhada do Ponto Fixo às Coordenadas Variáveis, uma Jornada de Deslocamentos, entre as duas Pinacotecas, na noite desta quarta-feira. A atividade integra a 21º Semana Nacional dos Museus.

O curador José Francisco Alves explicou que ambas mostras apresentam elementos específicos, sejam eles reais ou imaginários, além de materiais cartográficos, e desempenham um papel central nas duas exposições. Alves enfatizou a importância desses elementos como características unificadoras, enriquecendo a experiência dos visitantes em ambas as Pinacotecas.

A mostra "O Ponto Fixo" na Pinacoteca Ruben Berta apresenta uma coleção fechada composta por 125 peças, criadas entre 1964 e 1969 por renomados artistas nacionais e estrangeiros, que foram doadas à prefeitura em 1974. Por outro lado, a exposição "Coordenadas Variáveis" na Pinacoteca Aldo Locatelli é uma exposição aberta com mais de 1.600 obras. As mostras interligadas ficam abertas para visitação até o dia 14 de julho. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895