Campo Bom irá restaurar prédio que abrigou o Grupo Escolar Theodomiro Porto da Fonseca

Campo Bom irá restaurar prédio que abrigou o Grupo Escolar Theodomiro Porto da Fonseca

Inaugurada em 1933, edificação receberá centro tecnológico educacional

Correio do Povo

Local foi sede da primeira instituição de ensino estadual instalada em um distrito no RS

publicidade

A Prefeitura de Campo Bom irá restaurar a estrutura que abrigou o Grupo Escolar Theodomiro Porto da Fonseca, a primeira instituição de ensino estadual instalada em um distrito no RS que, na época, pertencia a São Leopoldo. O prédio, inaugurado em 10 de setembro de 1933 com o propósito de servir à educação pública, será recuperado para novamente poder receber estudantes. O imóvel está localizado na rua dos Andradas, 252.

A prefeitura adquiriu o imóvel em janeiro de 2020 e firmou contrato com a Associação Pró-Ensino Superior (Aspeur) para a elaboração do projeto de restauro do antigo prédio e da realização da nova obra. O local terá oito metros da volumetria original restaurada e, a partir disso, ocorrerá a construção de um centro tecnológico educacional. No momento, ocorre a limpeza do prédio para que a equipe da empresa responsável pelo projeto realize os laudos e diagnósticos necessários para o início da restauração.

Para o prefeito Luciano Orsi, a decisão significa mais um avanço para a educação pública do município, bem como mostra a preocupação da administração municipal com a história local. “O prédio é um patrimônio histórico e cultural do município, que agora será restaurado e voltará a servir à população com fins educacionais”, observa. “É o lugar onde passado e futuro vão se encontrar, pois temos um espaço que representa parte da história de Campo Bom e vai receber alunos para falar sobre tecnologia”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895