A chuva que causou cheia nos rios trouxe problemas no acesso a Campos Borges, no Norte do Estado. Segundo a coordenadora municipal da Defesa Civil, Améris Lira, a cidade está com dois dos três acessos interrompidos pelo excesso de água. "O rio Jacuí tá em cima do asfalto no acesso via Alto Alegre e Selbach. Agora para sair ou chegar a Campos Borges é somente via VRS818, que liga o município a Salto do Jacuí", informa.
A água do rio Butiá também invadiu os dois lados da ponte na saída para Alto Alegre e Espumoso. Além disso, também há problema da mesma natureza no acesso entre as comunidades do Jacuizinho e Rincão dos Toledos, onde tanto a ponte do Passo do Nenê quanto a do Ivinho estão submersas. "Acredito que nestes pontos o Rio Jacuizinho esteja já com uns 15 metros for a da caixa", projeta. Situação semelhante vive Alto Alegre, que somente tem acesso via Campos Borges.
Ela conta que a cidade não teve alagamentos e nem pessoas fora a de suas residências. Segundo Améris, entre 9h e 11h havia uma garoa na cidade. "Mesmo assim seguimos monitorando a barragem de Ernestina que fica perto da cidade, pois sem chuva aqui, os rios podem subir mais e devido a falta de amortização sair da caixa. Eles não têm comportas, então a água sai pelo vertedouro", explica.