Cidades

Canal transborda devido ao excesso de chuva em Pelotas

Segundo o Sanep foram registrados 94 milímetros desde a madrugada de quarta-feira até ás 9h desta quinta-feira

A Prefeitura afirma que há raízes de árvores obstruindo a tubulação do canal instalado na avenida São Francisco de Paula
A Prefeitura afirma que há raízes de árvores obstruindo a tubulação do canal instalado na avenida São Francisco de Paula Foto : Angélica Silveira/ Especial/CP

O excesso de chuva nos últimos dias em Pelotas segue causando transtornos principalmente para as pessoas que têm que sair de casa e enfrentar os alagamentos. Na manhã desta quinta-feira, um dos casos ocorreu na avenida São Francisco de Paula, que devido ao excesso de precipitação acabou transbordando.

Segundo o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), a casa de bombas Farroupilha registrou 94 milímetros de chuva, da madrugada de quarta-feira até às 9h desta quinta-feira. A Prefeitura informou que, a questão na Avenida São Francisco de Paula envolve várias secretarias e o canal está assoreado, ou seja, tem raízes de árvores obstruindo as tubulações. Além disso, há também acúmulo de lixo o que agrava a situação.

Desde a última semana, a Prefeitura promove ações integradas para recuperar o potencial do canal situado na avenida São Francisco de Paula. O problema é a sequência de dias chuvosos, pois dificulta o trabalho Está prevista a partir da supressão de árvores daquele local, em, uma nova ação integrada entre Sanep e secretarias para liberar a tubulação obstruída e dar maior capacidade de condução das águas ao canal.

Na cidade há vários pontos de alagamento e um alerta da Defesa Civil até o início da tarde para riscos de alagamentos. Em Rio Grande, a Defesa Civil Municipal informou que de segunda-feira até a manhã desta quinta-feira o acumulado de chuvas foi de cerca de 87 milímetros, os ventos chegaram a 47 km/h na última madrugada e as chuvas a 32 milímetros. Até às 10h, equipes do município atenderam mais de 70 chamados da população. As ocorrências incluíram árvores caídas, postes com risco de queda, problemas na fiação, destelhamento de casas e vistorias em ruas alagadas. Não há desalojados na cidade. As 12 pessoas da comunidade indígena kaingang que solicitaram ajuda na madrugada de quarta-feira já retornaram ao Horto localizado no Cassino. O excesso de chuvas também causou a interdição da rua Cachoeira do Iguaçu, no bairro Buchholz, pois na altura do número 500, um poste corre risco de queda na via.

.