Canela ganha novo sistema de iluminação pública com equipamentos de LED

Canela ganha novo sistema de iluminação pública com equipamentos de LED

Prefeitura realiza troca de lâmpadas comuns e espera atingir 30% da rede até o fim do ano

Halder Ramos

Plano é expandir o sistema para os cinco mil pontos de luz da área urbana até 2020

publicidade

A Prefeitura de Canela está realizando a troca das lâmpadas comuns de vapor de sódio por equipamentos de LED. Além de maior eficiência, a tecnologia sustentável também possibilita menor consumo de energia. Segundo o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Luiz Cláudio da Silva, o objetivo é garantir mais segurança com o novo sistema de iluminação pública.



Com investimento na ordem de R$ 1,3 milhão, a prefeitura iniciou o projeto em julho de 2017. Foram adquiridas 1.350 luminárias de LED. O plano é expandir o sistema para os cinco mil pontos de luz da área urbana até 2020.

O projeto terá continuidade com a aquisição de mais equipamentos de LED. Na segunda etapa, será investido mais R$ 1 milhão. “Devemos concluir o processo licitatório em maio. Estamos buscando as novas tecnologias do mercado para termos ainda mais economia com o mesmo resultado”, explica.

O secretário revela que a meta da administração é atingir 30% da rede de iluminação até o final de 2018. Conforme Silva, os recursos para a compra das luminárias são oriundos da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Para o secretário, os investimentos em iluminação possibilitam mais segurança. “Só as lâmpadas não irão trazer segurança, mas inibem a criminalidade”, acredita. Na fase inicial, o projeto contempla as ruas centrais, praças públicas e estabelecimentos de ensino. Após concluir a segunda etapa, a prefeitura pretende dar continuidade ao projeto. Os bairros também devem ser contemplados com a melhoria. Segundo o secretário, a expansão para os bairros está em fase de estudos.

Conforme Silva, a economia proporcionada pelas lâmpadas de LED ainda não foi medida, mas ele acredita que atinja 60%. “Estamos medindo a economia em alguns espaços públicos para podermos ter uma noção mais exata”, diz. Ele cita ainda a maior durabilidade do novo sistema de iluminação. “Com cinco anos de garantia, as lâmpadas de LED têm maior vida útil do que as lâmpadas comuns”, destaca.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895