Canela pede ajuda da comunidade para reforma do Teatro Municipal

Canela pede ajuda da comunidade para reforma do Teatro Municipal

Prédio foi inaugurado em 1957

Halder Ramos

O teatro será completamente repaginado, mas manterá a arquitetura original

publicidade

O Teatro Municipal de Canela, que fica na praça João Jorrêa, será reformado pela Secretaria Municipal de Turismo. O objetivo da administração municipal era conceder o prédio para a iniciativa privada. No entanto, não houve empresas interessadas na licitação para revitalização e exploração do espaço. Para viabilizar a reforma, a maior parte dos recursos deve ser aportada pela prefeitura, mas o secretário de Turismo, Ângelo Sanches, lidera uma campanha por doações comunitárias e clama pelo engajamento da classe cultural.

Apesar de ainda buscar patrocínio dos empresários locais, a revitalização começou nesta semana e a proposta é concluir os trabalhos até 22 de outubro. “Iremos inaugurar a revitalização até a abertura do 34° Sonho de Natal. Estamos com diversas adesões voluntárias e vamos continuar passando o chapéu na comunidade”, afirma Sanches.

O secretário destaca que a mobilização comunitária busca devolver para Canela um espaço que por muitos anos foi berço da cultura na região e também possibilitar que o município tenha um local adequado para receber eventos, seminários, congressos e apresentações artísticas. “O que importa é resgatar a essência e o poder desse teatro para engrandecer ainda mais as ações culturais. Assumimos essa responsabilidade, compramos essa briga novamente”, frisa.

Conforme Sanches, a repaginação será completa, mas as características originais da arquitetura do prédio, que foi inaugurado em 31 de dezembro de 1957, serão mantidas. Entre as melhorias projetadas, o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) será regularizado. Além de pintura predial, troca da rede elétrica, instalação de gerador de energia, lâmpadas de led, substituição de revestimentos e reforma dos banheiros, está prevista a implantação de equipamentos de som e luz para profissionalizar espetáculos. Na área externa, serão realizados pinturas e ajardinamento. “Nas paredes laterais externas, faremos intervenções de arte. Através de imagens, grafiteiros irão retratar a cultura e os pontos turísticos de Canela”, conclui o secretário.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895