Canoas e Santa Cruz do Sul realizam atividades alusivas a Semana do Lixo Zero, neste sábado

Canoas e Santa Cruz do Sul realizam atividades alusivas a Semana do Lixo Zero, neste sábado

Ações buscam empoderar a sociedade para mudar a relação com os recursos naturais e promover uma reflexão e renovação de atitudes

Correio do Povo

publicidade

A partir desta sexta-feira, uma série de atividade voltadas a construção de propostas que busquem amenizar o problema da geração de resíduos sólidos serão promovidas na cidade de Canoas, na região Metropolitana. A ação, batizada de Canoas Lixo Zero, está em sua segunda edição e é organizada por representantes do Instituto Lixo Zero Brasil em diversos bairros canoenses até o dia 31. De acordo com a engenheira ambiental, Andressa Soares Barrozo, uma das representantes do Instituto na região metropolitana, a primeira intervenção acontecerá neste sábado na Feira Orgânica de Canoas, onde voluntários estarão orientando a população sobre a conscientização da substituição de sacolas plásticas por ego-bags. “É preciso engajamento para repensar hábitos de consumo, novas formas de se comprar e consumir.” O objetivo principal da semana Lixo Zero é empoderar a sociedade para mudar a relação com os resíduos, aderindo às práticas de aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos.

Segundo Andressa, trata-se de um evento colaborativo e voluntário. “A ideia é engajar a sociedade, empresas, instituições e órgãos a promoverem ações voltadas ao bem-estar do meio ambiente. O tema deste ano é a dignidade. Ou seja, é fazer com que as pessoas enxerguem as questões ambientais, dos resíduos sólidos e toda a cadeia com uma visão mais valiosa da dignidade, destacando a importância dela na nossa sociedade.” Ela explica que quando o resíduo sólido volta para a cadeia produtiva como matéria-prima, novamente estamos agregando bens valiosos para a sociedade, para as gerações presentes e futuras. “Porque diminuímos o impacto que um processo produtivo causa. É dar atenção a economia circular. Trabalhamos um impacto positivo para o planeta. Nossa intenção é mostrar o quanto é importante para nossa sociedade, dar destaque para a economia circular e para a volta dos resíduos como matéria-prima.” A programação completa pode ser conferida pelo Instagram e no site da campanha no município.

Já no Vale do Rio Pardo, a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) realiza, neste sábado, a quarta edição do drive-thru da Coleta Seletiva Solidária, na praça Getúlio Vargas, ao lado da casa da CDL, das 8h às 14h. A atividade faz parte da 3ª Semana Lixo Zero no município, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

A ação tem por objetivo arrecadar resíduos recicláveis e estimular atitudes de sustentabilidade ao conscientizar a comunidade em relação ao descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. A Semana Lixo Zero busca empoderar a sociedade para mudar a relação com os recursos naturais e promover uma reflexão e renovação de atitudes.

Os condutores dos veículos poderão entregar durante o drive-thru papéis, vidros, metais, plásticos, óleo de cozinha e eletroeletrônicos, que serão descartados da forma correta. A Coomcat está aberta para visitação de grupos, com agendamento prévio pelo número (51) 3715-1980 ou (51) 3902-7669.

*Com informações dos correspondentes Fernanda Bassôa e Otto Tesche


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895