Canoas receberá mais uma Clínica da Saúde da Família em junho

Canoas receberá mais uma Clínica da Saúde da Família em junho

Unidade substituirá a antiga UPA no bairro Mathias Velho e atenderá cerca de 18 mil pessoas

Fernanda Bassôa

Os serviços que eram prestados no local foram interrompidos e os profissionais remanejados para outras unidades.

publicidade

As obras da Clínica da Saúde da Família Mathias Velho, que acontecem junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) do mesmo bairro, devem ser finalizadas e entregue à comunidade em junho deste ano. Enquanto isso, os serviços que eram prestados no local foram interrompidos e os profissionais, bem como os atendimentos, remanejados para outras unidades.

De acordo com a prefeitura, a estrutura será ampliada em aproximadamente 200 metros quadrados e terá a capacidade para 500 atendimentos ao dia, executados por uma equipe de médicos e profissionais da enfermagem, saúde bucal, nutrição e de práticas integrativas.

A nova Clínica da Saúde da Família Mathias Velho, que vai substituir a antiga UPA, atenderá aproximadamente 6 mil famílias que vivem no bairro, uma média de 18 mil pessoas. A Administração canoense ainda esclarece que os serviços prestados no local serão semelhantes aos oferecidos nas Clínicas da Saúde da Família São Vicente, Guajuviras e Estância Velha, já inauguradas na cidade.

Porém, o horário será estendido até as 22 horas, enquanto que nas demais, os atendimentos se encerram as 20horas. Haverá atendimento com clínico geral e dentista e serão ofertados serviços como vacinação, consultas ambulatoriais e exames, agendamento diário e encaminhamentos a especialistas, além de terapias complementares e integrativas, como reiki e acupuntura, oferecendo um tratamento continuado à comunidade. A ideia da atual gestão é reforçar e modernizar a atenção primária.

As obras no local iniciaram no primeiro semestre de 2019 e receberá investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão. Serão contratados novos profissionais na área médica, aproximadamente seis novos profissionais de 40 horas ou 12 de 20 horas semanais, além de enfermeiros. Na área da saúde bucal, serão contratados dois dentistas e auxiliares de saúde bucal.

De acordo com a prefeitura, ainda serão entregues Clínicas de Saúde da Família nos bairros Mato Grande, Prata, Cerne, Santa Isabel e no Niterói. Outras ainda estão em projeto. O objetivo é transformar todas as Unidades Básicas em Clinicas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895