Canoas terá a reabertura do comércio neste sábado

Canoas terá a reabertura do comércio neste sábado

Dentre as regras previstas em decreto municipal, está o uso obrigatório de máscaras nos estabelecimentos

Fernanda Bassôa

publicidade

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, publicou, nesta sexta-feira, um novo decreto estabelecendo regramento para a volta das atividades comerciais e de serviços na cidade, a partir deste sábado. Entretanto, devem ser observados os processos de higienização, distanciamento social e não permitir aglomerações.

Entre as regras, os estabelecimentos deverão fixar horários ou setores exclusivos para atender os clientes com idade superior ou igual a 60 anos e aqueles de grupos de risco, além de permitir a concentração de pessoas no interior do estabelecimento somente até o limite máximo de 50% do limite definido no seu Plano de Prevenção Contra Incêndio.

Além disso fica proibido o acesso de clientes ao estabelecimento sem o uso de máscara. De acordo com Busato, as normas têm caráter transitório e podem ser revistas a qualquer momento, dependendo do avanço ou retrocesso do contágio do coronavírus. A finalidade das determinações é proteger a saúde da população, impondo rígidas normas de funcionamento e a busca gradual pela reabertura do comércio em geral.

Ficam suspensos todos os eventos culturais, artísticos, esportivos, festivos e os constantes no calendário oficial de eventos, promovidos pela administração municipal ou realizados por particulares. Ficam suspensas à visitação e uso pelo público externo, das bibliotecas, casas de cultura, museus. Também fica proibida a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, missas e cultos, com mais de trinta pessoas.

O descumprimento das determinações gera inicialmente advertência, depois multa e suspensão das atividades no caso de reincidência.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895