Canoenses terão redução de 50% na tarifa de ônibus em horários de menor movimento

Canoenses terão redução de 50% na tarifa de ônibus em horários de menor movimento

Transporte urbano de passageiros atende uma média de 46 mil passageiros por dia em Canoas

Fernanda Bassôa

publicidade

A partir desta terça-feira (3), os moradores de Canoas terão direito a redução de 50% no valor da passagem de ônibus nos horários das 9h às 11h e das 14h às 16h. A medida, válida de segunda a sexta-feira, faz parte do programa Vai de Bus, lançado nesta semana pela Prefeitura. Outra novidade é a manutenção da tarifa no valor de R$ 4,80. A redução no valor da passagem pelo Vai de Bus será válida para usuários que efetuarem pagamento através do sistema de bilhetagem eletrônica, com o cartão TEU, na modalidade antecipada. A medida busca incentivar o uso do transporte público nos horários considerados de menor movimento. 

Para Carmem Lúcia Aguiar a meia tarifa veio em boa hora. “São horários que preciso levar meu neto para as consultas com o psicólogo ou ir ao Centro buscar medicamentos controlados. A redução no valor da passagem vai ajudar muito na economia da família.” O Josué da Rosa, que atua como autônomo fazendo bicos de pedreiro, diz que trabalha em horários alternados e a redução da passagem vai ajudar muito a economizar o dinheiro que ganha nos serviços que executa entre bairros. “Vou procurar sempre me deslocar nestes horários. Tenho uma agenda bem maleável então vai dar para economizar bastante.”   

O prefeito Jairo Jorge diz que a medida vai beneficiar muitas famílias de Canoas. “O usuário vai pagar metade da tarifa nesse período entre 9h e 11h e 14h e 16h. É uma primeira experiência que nós estamos fazendo. Queremos estimular o cidadão a usar o ônibus e otimizar mais o nosso transporte público”, destacou. 

O transporte urbano de passageiros atende, em condições normais, uma média de 46 mil passageiros por dia em Canoas. A instituição da tarifa Vai de Bus está alinhada com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, priorizando o interesse público e buscando diminuir a densidade de veículos individuais nas vias urbanas. O objetivo é incentivar o uso do transporte público e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895