Caramelo pesa 380 quilos e segue sob os cuidados do Hospital Veterinário da Ulbra, em Canoas
Na semana passada ele fez vacina contra tétano e coleta de sangue para exames de rotina; o animal é considerado saudável
publicidade
O cavalo Caramelo, símbolo de resistência durante o maior desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul em maio e que segue sob os cuidados da equipe do Hospital Veterinário da Ulbra, no campus Canoas, está pesando 380 quilos. O animal engordou 40 quilos desde que chegou à universidade, após ser resgatado do telhado de um galpão no bairro Mathias Velho, no dia 9 de maio. Conforme a médica veterinária residente da Ulbra Canoas, Louise Maciel, Caramelo é considerado saudável. Na semana passada ele fez vacina e coleta de sangue para exames de rotina. A vacinação previne contra o tétano, influenza e encefalomielite equina.
Segundo o médico veterinário e professor da Ulbra Henrique Mondardo Cardoso, que tem acompanhado o tratamento do Caramelo desde sua chegada, os procedimentos fazem parte do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, que visa o fortalecimento da equideocultura por meio de ações de vigilância e defesa sanitária. Além da vacina e coleta de sangue, o cavalo vem recebendo diversos cuidados para restabelecer sua saúde e bem-estar. Entre eles, vacinas regulares, administração de vermífugos e exames periódicos para monitorar a saúde geral do Caramelo.
Além disso, Caramelo é submetido a uma dieta balanceada para ajudar na recuperação do peso e no restabelecimento da condição corporal adequado do cavalo. Ele consome uma ração de alta tecnologia, enriquecida com nutrientes específicos para equino, além de suplemento mineral para consumo voluntário, com o objetivo de complementar sua dieta e assegurar que todas as suas necessidades nutricionais sejam atendidas.
O animal que emocionou o país ao ser flagrado ilhado por mais de três dias durante as enchentes em Canoas, não tem raça definida, mas idade aproximada de 6 ou 7 anos. Nele foi implantado um microchip para identificação (a chamada microchipagem), garantindo a sua identidade e facilitando o controle e monitoramento de sua saúde. De acordo com a equipe do hospital veterinário, Caramelo também passa por revisão odontológica periódica, pois é um procedimento é crucial para identificar e prevenir problemas dentários que podem afetar a alimentação e o bem-estar do animal.
Caramelo é submetido diariamente a um programa de atividades físicas regulares. Todos os dias, pela manhã, ele é retirado da baia, escovado e colocado em piquete aberto para caminhar e se exercitar. No entanto, devido ao caso gravíssimo que ele enfrentou anteriormente, ainda é necessário um cuidado especial e contínuo para assegurar que a saúde e bem-estar sejam plenamente restabelecidos. A Ulbra informou que está comprometida em acompanhar de perto sua saúde e bem-estar, garantindo que ele continue a receber os melhores cuidados possíveis ao longo de sua vida.