Carazinho decreta toque de recolher diante do aumento de casos de Covid-19

Carazinho decreta toque de recolher diante do aumento de casos de Covid-19

Circulação na cidade será restrita entre 20h e 5h até a próxima terça

Agostinho Piovesan

publicidade

O prefeito de Carazinho Milton Schmitz decretou nesta sexta-feira toque de recolher no município, com restrição da circulação de pessoas entre 20h e 5h. A medida entra em vigor nesta noite e se estenderá até a próxima terça-feira, dia 18.

Segundo Schmitz, a decisão foi tomada devido ao elevado índice de propagação no Covid-19, a necessidade de um controle imediato do contágio e de evitar o aumento das internações na rede hospitalar. “Não podemos ser omissos em relação aos testes ao elevado número de positivos que estão acontecendo no município, sendo que as pessoas realmente relaxaram na questão dos cuidados”, disse.

O prefeito afirmou que não queria restringir a circulação das pessoas, mas que não pode pecar pela omissão. “Estamos anunciando o toque de recolher, medida que tem o apoio da Brigada Militar, da Polícia Civil e envolve equipes de fiscalização do próprio município”. 

Schmitz informou que na terça-feira haverá nova reunião do Comitê Municipal do Enfrentamento da Covid-19 para avaliar a necessidade de continuidade da medida e analisar o grau de contaminação e ocupação de leitos de UTI e de leitos clínico. A Administração Municipal destacou que a circulação será permitida apenas para prestadores de serviços na área de saúde, segurança, assistência social, delivery de alimentos, funcionários de empresas públicas ou privadas que estejam trabalhando no período noturno, desde que comprovada a necessidade, urgência no deslocamento e portando identificação funcional.

“As pessoas precisam se conscientizar sobre a gravidade da situação, pois vimos que fim da semana passada, por exemplo, parecia fim de ano, carnaval, uma festança, todo mundo na rua, pessoas se aglomerando, fazendo festas”, disse Schmitz.

As aulas no município seguem de forma híbrida e o tema também entrará na avaliação pelo Comitê Municipal do Enfrentamento da Covid-19.

O boletim epidemiológico registra 446 casos ativos da doença, 920 pessoas em isolamento e 137 moradores que aguardam o resultado do exame. Até agora Carazinho soma 145 óbitos pelo coronavírus.  A UTI do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) está lotada, com 19 pacientes internados. Em leitos clínicos estão internadas 21 pessoas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895