Carlos Henrique Kaipper toma posse como vice-presidente regional sul da Anape

Carlos Henrique Kaipper toma posse como vice-presidente regional sul da Anape

A cerimônia de posse da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal vai ocorrer nesta quinta-feira, no mesmo dia da celebração dos 40 anos da Associação, em Brasília.

Paula Maia

publicidade

Carlos Henrique Kaipper, presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs) toma posse como vice-presidente regional sul da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape). A cerimônia vai ocorrer nesta quinta-feira, no mesmo dia da celebração dos 40 anos da Associação Nacional, em Brasília.

A eleição para o triênio 2023/2026 ocorreu entre os dias 18 e 19 de maio, e o atual presidente, Vicente Martins Prata Braga, da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), foi reeleito como presidente da Anape, em chapa única com representantes de todos os Estados.

Carlos Henrique Kaipper, que vai completar 30 anos de procuradoria este ano, expressou suas melhores expectativas em relação ao novo cargo e afirmou que pretende continuar contribuindo para o fortalecimento da advocacia pública. “Em âmbito nacional podemos contribuir e levar as experiências do Estado. Quem ganha é o cidadão com a qualificação da prestação de serviço que oferecemos para a sociedade.”

O procurador também considerou que a sua experiência durante as gestões na Apergs foram importantes na indicação de seu nome para compor a chapa única. “Cada região do país tem um vice-presidente, e a sua atribuição é justamente articular as associações e os colegas em âmbito regional. O vice regional é também responsável por levar as demandas da sua região para serem discutidas no âmbito nacional. A articulação permite o fortalecimento da Anape como um todo”, destacou Kaipper.

Sobre propostas, Kaipper diz que pretende realizar um encontro regional junto com o estadual. “A edição mais recente foi em 2019. Vou propor para a próxima diretoria da Apergs o mesmo para o próximo triênio. Sempre há diferenças entre as procuradorias, e isso também se aplica nos três estados do Sul”, considerou.

Como uma entidade representativa dos procuradores dos Estados e do Distrito Federal, a associação tem como objetivo principal promover o fortalecimento da carreira e zelar pelos interesses e prerrogativas dos procuradores. “Todos os grandes temas da advocacia pública são decididos em última instância em Brasília, quer no âmbito dos Tribunais Superiores, das questões que são discutidas judicialmente, quer no âmbito do Congresso Nacional. É importante que estejamos representados na Anape para levar nossos pontos, para que a entidade nacional abarque nossas questões”, completou Kaipper.

Sobre a representatividade nacional da Apergs, Kaipper lembrou que o Rio Grande do Sul é o Estado que mais teve ex-presidentes da Anape. “O último, bem recentemente, foi o colega Telmo Lemos Filho. Temos um número significativo de associados da Apergs que também são associados da Anape. Sempre se procura, principalmente quando é chapa única, que as associações estaduais indiquem representantes,”explicou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895