Carnaval 2024: Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial começa nesta sexta-feira em São Paulo

Carnaval 2024: Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial começa nesta sexta-feira em São Paulo

Sambódromo do Anhembi recebe os desfiles das escolas Camisa Verde Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde e Rosas de Ouro

Correio do Povo

Acadêmicos do Tatuapé é uma das escolas que desfilará na primeira noite do Grupo Especial do Carnaval paulista

publicidade

A folia está oficialmente aberta de Norte a Sul do Brasil. O Carnaval inicia hoje em diversas regiões do país, levando muita alegria para ruas e sambódromos. Em São Paulo, acontece a primeira noite do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial. A atual campeã, a Mocidade Alegre, desfila no sábado. Quem abre a noite desta sexta no Anhembi será a escola Camisa Verde e Branco, campeã do Grupo de Acesso 1 em 2023.

A escola apresentará um samba-enredo que retrata o poder de quebrar barreiras, utilizando como um dos personagens do desfile o ex-atacante da seleção brasileira Adriano Imperador. Na sequência, e já entrando na madrugada de sábado, a escola Barroca Zona Sul contará a sua própria história no sambódromo, em alusão aos 50 anos de sua fundação.

A Dragões da Real virá logo em seguida abordando as lendas e narrativas dos principais reis e rainhas da África e sua inspiração para a humanidade. A Independente Tricolor terá como samba-enredo a história de um exército composto por mulheres-soldados na costa ocidental, similar ao tema escolhido Viradouro, no Rio de Janeiro.

Já a Acadêmicos do Tatuapé levará para a avenida um samba em alusão à Mata de São João, na Bahia. A Mancha Verde, que desfila às 4h40min, abordará em seu enredo a relação das mudanças climáticas ocasionadas pela ação humana com a produção de alimentos no campo. Já a última escola a desfilar na primeira noite é a Rosas de Ouro, com um samba em homenagem ao tradicional Parque do Ibirapuera, que completa 70 anos em 2024.

No sábado, desfilam as escolas Vai-Vai, Tom Maior, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império da Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi. Em São Paulo, cada escola tem 1h05min para atravessar os 530 metros do sambódromo.

A apuração do Carnaval paulista ocorre na terça-feira, também no Anhembi, às 15h. Além de definir a grande campeã de 2024, a apuração também definirá as duas escolas rebaixadas para o Grupo de Acesso 1 em 2025. No Rio de Janeiro, os desfiles da Série Ouro acontecem nesta sexta-feira e no sábado. A Série Especial do Carnaval carioca acontece no domingo e na segunda-feira.

Ordem dos desfiles desta sexta-feira

  • 23h15min – Camisa Verde e Branco
  • 00h20min – Barroca Zona Sul
  • 01h25min – Dragões da Real
  • 02h30min – Independente Tricolor
  • 03h35min – Acadêmicos do Tatuapé
  • 04h40min – Mancha Verde
  • 05h45min – Rosas de Ouro

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895