Carnaval de São Paulo: mais de 94 mil pessoas conferiram os desfiles no Sambódromo do Anhembi

Carnaval de São Paulo: mais de 94 mil pessoas conferiram os desfiles no Sambódromo do Anhembi

Os desfiles das escolas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo ocorreram sexta e sábado. Ao todo 14 agremiações disputam o título que será divulgado na terça-feira

Correio do Povo

Mocidade Alegre desfilou neste sábado em São Paulo

publicidade

Os desfiles das escolas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da Capital, foram marcados por apresentações impactantes e criativas. O tempo quente e sem chuva colaborou para o bom andamento das apresentações. Ao todo 14 agremiações disputam o título que será divulgado na próxima terça-feira. O desfile das vencedoras está previsto para o dia 17.

De acordo com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo, na noite de sexta-feira e na madrugada de sábado, 45.738 foliões acompanharam os desfiles e, de sábado para domingo, 48.510 pessoas passaram pelo local.

A abertura do primeiro dia ficou por conta da Camisa Verde e Branco, que retornou ao grupo especial após 12 anos. A escola levou para a avenida o samba-enredo Adenla – O Imperador nas Terras do Rei, que canta o poder e a fé dos africanos e dos negros brasileiros.

A segunda a desfilar foi a escola de samba Barroca Zona Sul. Com o samba-enredo Nós Nascemos e Crescemos no Meio de Gente Bamba, Por Isso que Nós Somos a Faculdade do Samba -50 anos de Barroca Zona Sul a escola celebrou os seu quinquagésimo, aniversário que será completado em agosto.

A Dragões da Real foi terceira e desfilar e teve como samba-enredo África – Uma Constelação de Reis e Rainhas.

A Independente Tricolor levou para a avenida o samba-enredoAgojie, a Lâmina da Liberdade!

A Acadêmicos do Tatuapé apresentou o samba-enredo Mata de São João - Uma Joia da Bahia Símbolo de Preservação! Entre Cantos e Tambores. Viva a Mata de São João!,

A Mancha Verde, vice-campeã do Grupo Especial em 2023, levou para o Anhembi o samba-enredo Do Nosso Solo Para o Mundo: o Campo que Preserva, o Campo que Produz, o Campo que Alimenta.

A última escola a se apresentar, a Rosas de Ouro teve como samba-enredo Ibira 70 - A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024 o aniversário de 70 anos do Parque do Ibirapuera.

Quem abriu a segunda noite foi a vice-campeã do Grupo de Acesso 1 de 2023, a Vai-Vai, que retornou ao Grupo Especial com um enredo sobre o hip hop de São Paulo e contou com a presença de Mano Brown e KL Jay,dos Racionais MC´s. O segundo carro da escola apresentou problemas e teve um princípio de incêndio controlado pelos membros da escola.

A Tom Maior cantou uma versão indígena do mito grego de Orfeu e Eurídice. O abre-alas da escola impressionou pelo tamanho e cores. Foram usadas estátuas robóticas gigantes de animais.

A Mocidade Alegre, atual campeã, teve como samba-enredo Brasiléia Desvairada. A bateria trouxe toques de frevo e maracatu. A ala das baianas chamou a atenção com um figurino inspirado por pedras de sabão.

Já a Gaviões da Fiel levou para a avenida o samba-enredo Vou te levar para o infinito, inspirado no enredo campeão de 1995. Arlequins e colombinas futuristas com fantasias espelhadas em uma nave espacial brilharam na comissão de frente.

A Águia de Ouro, quinta escola a desfilar, teve como samba-enredo Águia de Ouro nas Ondas do Rádio. Uma homenagem ao centenário do rádio que mostrou o impacto informativo e social do meio de comunicação. A escola destacou a carreia do radialista Eli Corrêa.

A Império de Casa Verde prestou homenagem à cantora Fafá de Belém com o samba-enredo Fafá, a Cabloca Mística em Rituais da Floresta. A cantora estava presente no último carro, com maquiagem indígena.

Com o dia amanhecendo foi a vez da Acadêmicos do Tucuruvi finalizar o último dia de desfiles do Grupo Especial. A escola levou para a avenida o samba-enredo Ifá. A bateria apresentou alguns ritmistas com atabaques que tiveram o som destacado durante as paradinhas feitas pelos integrantes do grupo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895