Carnaval fora de época serve de "aquecimento" para blocos porto-alegrenses

Carnaval fora de época serve de "aquecimento" para blocos porto-alegrenses

Foi o primeiro evento para blocos desde o início da pandemia

Correio do Povo

publicidade

Fãs de samba se reuniram na tarde deste domingo na avenida Augusto de Carvalho, em Porto Alegre, para dançar ao som de blocos carnavalescos e DJs, no Festival de Blocos, evento promovido pela prefeitura.

"É o resgato pós-pandemia do carnaval dos blocos de rua, que há dois anos não ocorre. Este evento vem de um edital lançado em julho, que foi aberto a todos os blocos que quisessem participar, e agora a gente cumpre esse compromisso", explica a coordenadora do Comitê Executivo do Carnaval (Cecar), Liliana Cardoso Duarte. Participaram cinco blocos: Bah Guri, Os Panteras do Samba, B Loukos, Isopor, e Ziriguidum, além de alguns DJs, como Rick e Capu, que trouxeram sons mais voltados ao funk.

"Nosso bloco é familiar, fazemos por amor. Aqui a gente consegue botar para fora tudo que temos. Com essa história de pandemia, a gente ficou parados, voltamos a ensaiar faz pouco mais de um mês, para montar algo pro carnaval do ano que vem", conta Rosangela Bernardes, membro da diretoria do bloco Os Panteras, do bairro Leopoldina. E é justamente essa a ideia do Cecar. "É um piloto para começarmos a motivar e movimentar a cadeia produtiva das comunidades que têm os seus blocos de rua e, ao mesmo tempo, fazendo um esquenta para o carnaval", diz, Liliana. 

De acordo com a coordenadora, em breve será aberto mais um edital para um festival que deve ocorrer em janeiro. O desfile das escolas de samba de Porto Alegre deve ocorrer no Porto Seco, nos dias 3 e 4 de março de 2023.

O carnaval dos blocos, tradicionalmente realizado na Cidade Baixa, deve ser transferido para a Orla do Guaíba, após polêmicas com relação ao barulho nos últimos anos. "A gente sabe que há um divisor entre a comunidade que ali mora, que tem sua residência ali e que fizeram vários impasses judicias, que ainda não estão definidos. Não vamos deixar de fazer culturas populares, algo tão lindo que são os blocos de Porto Alegre, oriundos de comunidades", justifica Liliana.

Confira a programação deste domingo:

13h - DJ Capu 
14h - K-rou 
14h30 - Bloco Bah Guri
15h30 - DJ Rick
16h30 - Bloco Os Panteras do Samba
17h30 - DJ Rick
18h - Bloco B Loukos
19h - DJ Luan Santos
19h30 - Bloco Isopor
20h30 - DJ Luan
21h - Bloco Ziriguidum


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895