Carnaval no RS terá calor extremo antes de chegada de frente fria, aponta MetSul

Carnaval no RS terá calor extremo antes de chegada de frente fria, aponta MetSul

No domingo, temperaturas podem chegar a 42ºC

Correio do Povo

RS terá calor extremo no Carnaval

publicidade

O Carnaval no Rio Grande do Sul deve ter calor extremo, chuva e risco de temporais isolados. O feriadão vai começar sob a influência de uma massa de ar muito quente e terá depois da chegada de uma frente fria que não apenas trará chuva como proporcionará alívio do calorão, segundo informações da MetSul Meteorologia.

A sexta-feira de Carnaval (9) terá o predomínio do sol, embora a presença de nuvens esparsas. Massa de ar muito quente cobre o estado com acentuado calor. Máximas perto e acima de 35ºC em muitas cidades durante a tarde com calor mais intenso no Noroeste, Oeste, Centro, Vales, Grande Porto Alegre e a Campanha. Alguns pontos podem anotar 38ºC a 40ºC. Devido ao calor, não se afasta chuva muito isolada de verão da tarde para a noite, especialmente nas Metades Norte e Oeste.

Final de semana

Já o sábado (10) será com muito sol e nebulosidade esparsa no Rio Grande do Sul. Pode ter chuva isolada principalmente em pontos do Oeste e do Sul. O ar quente sobre o estado se reforça e o dia será excessivamente quente com máximas de 37ºC a 40ºC, e localmente superiores, no Noroeste, no Centro, nos vales, na Grande Porto Alegre, na Campanha e no Sul. Mesmo na Serra faz calor intenso com 35ºC em algumas cidades.

O domingo terá mais nuvens e chuva no Oeste e na fronteira com o Uruguai, onde aquece menos. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens. O calor segue muito intenso a extremo no Noroeste, no Centro, nos vales, Grande Porto Alegre e áreas a Oeste da Lagoa dos Patos com marcas de 38ºC a 40ºC, mas 40ºC a 42ºC em alguns pontos. Será um dia tórrido com calor desde a madrugada. Porto Alegre ficará ao redor dos 40ºC e a região metropolitana passará dos 40ºC. Da tarde para a noite, pelo calor excessivo, chuva e risco de temporais em pontos isolados.

Segunda-feira

A segunda (12) até terá a presença do sol com nuvens em parte do estado, entretanto a nebulosidade aumenta muito. Uma frente fria avança e traz chuva, irregular, no decorrer do dia para todas as regiões. Pode chover forte com temporal em pontos isolados.

O dia começa por demais quente com uma madrugada de temperatura atípica em que a temperatura estará perto ou acima de 30ºC em muitas cidades. Com a chuva, as máximas à tarde não sobem tanto quanto nos dias anteriores.

Terça-feira

Na terça-feira (13), sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade no Rio Grande do Sul. Já chove em alguns pontos entre a madrugada e de manhã, mas instabilidade maior ocorre da tarde para a noite com pancadas isoladas mais nas Metade Oeste e Norte. A madrugada é menos quente que no dia anterior, porém abafada. Já a tarde não será tão quente como nos dias precedentes com máximas, em geral, de 30ºC a 32ºC.

Veja Também

Quarta-feira

A quarta-feira de cinzas (14) terá o ingresso de ar mais seco e o sol predomina no estado. Pode ter chuva muito isolada de verão à tarde em áreas mais ao Norte do Rio Grande do Sul perto de Santa Catarina. A madrugada é menos quente e a tarde vai ser com calor, porém não excessivo com máximas de 31ºC a 33ºC na Grande Porto Alegre.

No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, destino de muitos no Carnaval, grande parte do feriadão será muito aproveitável com e algumas nuvens. O tempo firme predomina no fim de semana com calor. Na segunda, o sol aparece com nuvens e não de descarta chuva. Na terça, mais nuvens e chove. Sábado, domingo e possivelmente ainda a segunda serão dias de muito calor nas praias. A brisa por vezes até traz alívio, mas a temperatura estará muito alta e a noites devem ser muito quentes, o que é menos comum de ocorrer no litoral.

Cuidados com o calorão

A Defesa Civil do RS alerta para a onda de calor, principalmente entre quarta-feira e domingo. O órgão orienta alguns cuidados importantes para a população se proteger das altas temperaturas. Confira as dicas:

Mantenha-se hidratado;

Se puder evite exposição solar direta entre 10h e 16h;

Use roupas claras e leves;

Use protetor solar;

Use chapéus e óculos escuros;

Mantenha os ambientes ventilados;

Não deixe crianças, idosos ou animais em veículos estacionados ou em lugares sem ventilação;

Qualquer emergência ligue 190/193.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895