Casa das Artes de Novo Hamburgo abre em dezembro

Casa das Artes de Novo Hamburgo abre em dezembro

A previsão era de ser inaugurada em setembro, mas foram necessárias alterações no PPCI

Stephany Sander

Tombado pelo município, o prédio foi construído em 1950

publicidade

Com previsão de ser inaugurada em setembro, a Casa das Artes de Novo Hamburgo deve abrir as portas em dezembro. Conforme a Secretaria Municipal de Cultura, o atraso ocorre devido a adequações necessárias no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do imóvel a pedido do Corpo de Bombeiros. Localizada na avenida Primeiro de Março, no Centro, a casa contará com sala de exposições com 170 metros quadrados e um auditório multiúso com capacidade para 128 pessoas. O local abrigará shows, saraus, seminários e cursos e conta com cafeteria.

O prédio histórico, tombado pelo município, foi construído em 1950 com o objetivo de receber atividades culturais e educativas. Nos anos 1970, o espaço foi um importante ponto de encontro de artistas da cidade. “A ideia de restaurar essa casa, que foi palco da efervescência cultural da cidade, surgiu em 2011. Estamos realizando mais um sonho com a expectativa de abertura da casa na área central, que será de fácil acesso a toda a população”, afirma Ralfe Cardoso, secretário de Cultura.

A casa abrigou a primeira Escola de Belas Artes da cidade e, após, o Instituto de Belas Artes. Devido às más condições, o imóvel ficou interditado por mais de 20 anos. O projeto de restauração do imóvel contou com financiamento pelo Pró-cultura RS/LIC, com patrocínio RGE Sul e contrapartida municipal, somando R$ 4,13 milhões. 



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895