Casa das Artes de Novo Hamburgo abre nesta terça-feira

Casa das Artes de Novo Hamburgo abre nesta terça-feira

A criação do espaço cultural contou com investimento de R$ 4,13 milhões

Stephany Sander

A abertura acontece hoje à noite

publicidade

A Casa das Artes de Novo Hamburgo abre oficialmente às 19h desta terça-feira. O prédio público, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) desde 2011, passa a abrigar um espaço destinado a mostras, com cafeteria e auditório. Entre os detalhes estão uma parede original de tijolos e um piano, que pertenceu a uma moradora do imóvel e foi doado ao novo local. O secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, afirma que a Casa, com acessibilidade e no centro da cidade, contribuirá para o incentivo ao setor.

A artista plástica Claudia Sperb inaugura o espaço das obras de arte com suas xilogravuras. “Estudava e morava aqui perto. Pisar e expor meus trabalhos nesta Casa é um resgate da minha própria história.” Conforme a produtora cultural Cida Herok, o projeto de restauro foi possível graças a um financiamento do Pró-Cultura RS LIC, com o patrocínio da RGE Sul e contrapartida do município.

O investimento é de R$ 4,13 milhões. O prédio abrigou a primeira Escola de Belas Artes de Novo Hamburgo e, após, o Instituto de Belas Artes, entidade que deu início à Feevale. Devido às más condições, o imóvel ficou interditado e sem uso por mais de 20 anos.
  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895