Casa do Papai Noel é aberta ao público no Paço Municipal, em Porto Alegre

Casa do Papai Noel é aberta ao público no Paço Municipal, em Porto Alegre

Espaço com visitação gratuita funciona diariamente, das 14h às 19h, até o próximo dia 23

Felipe Faleiro

Famílias aproveitaram o primeiro dia para visitar o Bom Velhinho e fazer seus pedidos

publicidade

A Casa do Papai Noel foi aberta ao público no Paço Municipal, no Centro Histórico de Porto Alegre, na tarde do último sábado, encantando a comunidade desde os primeiros momentos. O espaço está especialmente decorado com móveis característicos, itens como fogão a lenha, quarto com cama, tapetes, mesa para jantar, cortinas e diversos enfeites natalinos, enchendo os olhos dos visitantes. A casa, com visitação gratuita, está aberta todos os dias, das 14h às 19h, até o próximo dia 23, e integra as celebrações do Natal dos Encantos.

“Temos muitos parceiros que nos ajudaram a proporcionar este espaço todo especial. O grande ganho desta casa em relação ao ano passado é que o Paço é um local mais central da cidade, e portanto mais acessível. Foi muito importante que tenhamos conseguido sensibilizar o empresariado para esta causa, e que isto fosse montado gratuitamente. Em 2021, ainda havia certa insegurança em razão das cepas da ômicron da Covid-19. Agora, estamos mais tranquilos”, afirma o secretário dos 250 Anos, Rogério Beidacki. Os materiais foram disponibilizados por empresas gratuitamente. 

De acordo com ele, já há outra parceria com as escolas municipais e a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) para que os alunos possam visitar o espaço em ônibus disponibilizados pela Prefeitura. O “morador” da casa é o motorista de lotação Oscar Prieb, pelo segundo ano seguido atuando como Papai Noel da Prefeitura. Em 2021, ele substituiu o titular de última hora, e foi oficializado neste ano. 

“Você ouvir os pedidos das crianças é muito gratificante. Às vezes, eles nem são materiais, mas sim de paz, amor e saúde. A gente até se emociona. O que para muitos é nada, para alguns é muito”, salientou Prieb. A auxiliar de limpeza Vanessa Ribeiro dos Santos e o segurança Carlos Alberto Cunha dos Santos trouxeram a filha do casal, Sophia, 6 anos, para visitar Papai Noel e conhecer a residência dele. “É uma experiência diferente, e muito boa. É algo bem lúdico, que vai agregar para a vida dela”, disse Vanessa. “Achei muito legal, gostei. Amo Papai Noel”, disse Sophia. 

A diarista Tânia Brasil e sua irmã, a aposentada Maria Brasil, trouxeram as netas Laura, 9, e Helena, 8, mais o filho de Tânia, João Pedro Brasil, que é autista. Todos moram em Viamão. “Está muito lindo aqui, estamos recém conhecendo. Para eles, é uma grande experiência, ver, conhecer o Papai Noel e fazer seus pedidos. Fizemos questão de vir por isto”, salientou Tânia, enquanto João e as meninas disseram estar encantados com as decorações da estrutura. Também é possível doar para a Campanha do Brinquedo 2022, em uma caixa disponível na entrada do local.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895