Casa histórica de Taquara passará por revitalização

Casa histórica de Taquara passará por revitalização

As obras no imóvel mais antigo da cidade devem ser concluídas até setembro de 2019

Stephany Sander

A construção é a mais antiga do município

publicidade

Tem início nesta sexta-feira a primeira etapa do projeto de revitalização da Casa Vidal, o imóvel mais antigo do município de Taquara. Construído em 1882, a casa conta com área de 1.490 metros quadrados e pertence à prefeitura desde 2010. Seu tombamento foi oficializado em 2012 e o processo para as obras de restauração começou em novembro do ano seguinte.

A primeira fase, desenvolvido pela Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura, e cadastrado na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), envolverá a consolidação do imóvel, edificado com tijolos unidos com o pó de conchas marinhas vindas de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual cidade de Osório). O investimento, estimado em R$ 2,5 milhões, contará com patrocínio de seis empresas da região, que terão benefício fiscal de 100% do valor repassado ao projeto.

De acordo com o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, os trabalhos de reforma seguirão o rigor técnico exigido pelas cartas patrimoniais internacionais, além da readequação dos espaços que serão utilizados para atividades culturais. "Concluída a fase de revitalização, será feito o trabalho de instalação de um elevador e itens de acessibilidade", destaca. O prédio histórico abrigará o acervo do Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Biblioteca Pública Municipal, além de salas para oficinas culturais, exposição museológica, de apoio para atendimento ao público e cafeteria. A expectativa é de que as obras sejam concluídas até setembro de 2019.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895