Casa Johann Schmidt iniciará reparos no primeiro semestre deste ano

Casa Johann Schmidt iniciará reparos no primeiro semestre deste ano

Local foi construído em 1845 e é patrimônio histórico de Sapiranga

Stephany Sander

Devido as suas más condições estruturais, local está fehado desde 2015

publicidade

Um espaço abandonado e que faz parte da história cultural de Sapiranga está prestes a ganhar um novo capítulo. Localizada no bairro Centenário, a Casa Johann Schmidt foi construída em 1845 e é patrimônio histórico municipal, sendo apontada como um marco na arquitetura enxaimel.

Sem uso desde 2015, devido as suas más condições estruturais, a casa recebeu uma cobertura quando parte do telhado começou a desabar em 2018. O restauro do imóvel virou alvo de duas ações civis públicas movidas pelo Ministério Público (MP) contra a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural e do Meio Ambiente de Sapiranga, proprietária da casa.

Em agosto de 2020, porém, segundo a Prefeitura de Sapiranga informou no mês passado, foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o MP, a Fundação e o município, com o objetivo de restaurar o prédio, que precisa de um projeto especializado, levando em consideração suas condições históricas.

Ficou acordado que a Fundação é responsável pela regularização da entidade, a fim de evitar a sua extinção, para que a obra seja executada sob sua responsabilidade, sendo o município o fiscal das ações, sempre que acionado pelo MP. Ainda não há prazo para as obras se iniciarem, mas a expectativa é que no primeiro semestre de 2021 a Casa Johann Schmidt comece a ser revitalizada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895