Caxias do Sul abre mais uma farmácia regional

Caxias do Sul abre mais uma farmácia regional

Objetivo é facilitar o acesso da população a medicamentos pelo SUS

Celso Sgorla

A Farmácia Regional Eldorado estará localizada na rua Armando Claudino Canale, 264

publicidade

A Prefeitura de Caxias do Sul abre, nesta quarta-feira, a quarta unidade da Farmácia Regional, localizada junto à Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Eldorado. A inauguração contempla a Zona Leste de Saúde, que é geograficamente a mais extensa da cidade.

Atualmente, o município conta com outras farmácias instaladas nos bairros Fátima, Esplanada e Cruzeiro. Segundo o diretor de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Dino Lorenzi, a fim de avançar na proposta de estar em todas as zonas estratégicas de Caxias do Sul, até 2023 serão inauguradas Farmácias Regionais no bairro Desvio Rizzo e no bairro Vila Ipê. “O objetivo é facilitar o acesso aos usuários do SUS que dependem desses medicamentos, reduzir as filas na Farmácia Básica Central e ampliar o trabalho multiprofissional com a inserção de farmacêuticos nas equipes de saúde das UBSs”, destacou.

No novo estabelecimento, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode retirar os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (de competência do município), especialmente aqueles sujeitos a controle especial, ou seja, medicamentos controlados em que a receita fica retida na dispensação. O ambiente ainda conta com a retirada de outros medicamentos que têm critério específico de fornecimento e que estariam centralizados e organizados na Farmácia Básica Municipal e nas outras Farmácias Regionais.

Para retirar o medicamento, o usuário precisa possuir Cartão SUS do município, além de apresentar receita médica ou odontológica emitida nos serviços sob gestão da Secretaria da Saúde (SMS) ou conveniados. É necessária também, a apresentação de documento pessoal que precisa ser de uma pessoa com mais de 18 anos.

A Farmácia Regional Eldorado estará localizada na rua Armando Claudino Canale, 264, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A unidade também atende pelo telefone (54) 3901-2308.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895