Prestes a encerrar o prazo de cadastramento de atingidos no Auxílio Reconstrução, do Governo Federal, a prefeitura de Caxias do Sul anunciou que 600 famílias já foram cadastradas no programa desde o dia 22 de maio. Estes moradores que foram desalojados ou desabrigados estão aptos a receberem o valor de R$ 5,1 mil, em parcela única, para ajudar na reconstrução de casas.
Até este momento, nenhuma família caxiense recebeu o auxílio. Além de um canal por WhatsApp criado para atender as demandas, a prefeitura também realizou mutirões de cadastramento em Galópolis, Vila Cristina, Serrano (Vila Sapo) e Fátima. O prazo para cadastramento do programa do Governo Federal encerra nesta terça-feira, fazendo com que muitos moradores procurassem a prefeitura nesta segunda-feira.
“Nosso levantamento inicial é que cerca de 1.600 famílias foram atingidas de alguma forma pelas chuvas. Destas, 600 já foram cadastradas. O sistema não permite inserir fotos e vídeos dos danos nas residências. Temos registros das pessoas que nos encaminharam e os feitos pelos nossos órgãos como a Defesa Civil. Estamos informando como proceder e inserindo no sistema também as pessoas que estão nos procurando”, explica a Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.