Caxias do Sul implanta Programa Travessia Segura
capa

Caxias do Sul implanta Programa Travessia Segura

O objetivo é disciplinar o trânsito em locais com o tráfego intenso

Por
Celso Sgorla

O programa prevê a instalação de novos semáforos em áreas de grande necessidade.

publicidade

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul, colocou em prática o Programa Travessia Segura, que tem o objetivo de disciplinar o trânsito em locais de tráfego intenso. O sistema opera com sinais sonoros e visuais, além de temporizador, escrita em braile e comando de voz, com informações relevantes aos usuários. A tecnologia foi desenvolvida pela Divisão de Sinalização Viária da secretaria. O semáforo era uma demanda antiga da comunidade.

O programa prevê a instalação de novos semáforos em áreas de grande necessidade. As ruas foram escolhidas por estarem em pontos estratégicos do município. Os primeiros equipamentos estão sendo instalados na rua Dr. Augusto Pestana, no bairro São Pelegrino, em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel José Pena de Moraes.
O secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, classifica a instalação de novos equipamentos como um ato necessário para assegurar a melhoria do sistema viário municipal. Salienta que quanto mais semáforos estiverem funcionando, maior será a segurança para os condutores e principalmente para os pedestres que trafegam nas vias. Willenbring adianta que a instalação dos novos equipamentos seguirá acontecendo durante os próximos meses de 2020.

Os próximos cruzamentos contemplados serão na rua Jacob Luchese com a rua Cesare Cambruzzi, no bairro Santa Lúcia, e na rua Jacob Brunetta com a rua Ângelo Ricardo Costamilan, no bairro Santa Catarina.