Caxias do Sul realiza atividades de prevenção e orientação sobre mosquito borrachudo

Caxias do Sul realiza atividades de prevenção e orientação sobre mosquito borrachudo

A ação será realizada de 5 a 9 de outubro

Celso Sgorla

A ação tem como objetivo intensificar as atividades preventivas e orientar a comunidade

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Caxias do Sul realiza, de 5 a 9 de outubro, a Semana Municipal de Prevenção, Controle e Combate ao Mosquito Borrachudo. A ação tem como objetivo intensificar as atividades preventivas e orientar a comunidade, a fim de reduzir a proliferação do mosquito.

Os agentes de campo, da Vigilância Ambiental, percorrem todos os distritos e áreas mais afastadas do município, para conscientizar e orientar os agricultores sobre a aplicação do larvicida biológico (BTI), com o objetivo de evitar a disseminação das larvas, que surgem principalmente em beiras de arroios e rios.

A intensificação das ações nessa época atende a lei municipal que instituiu a Semana de Prevenção, a qual acontece no período que antecede o verão, fase em que existe a maior propagação do mosquito. O borrachudo costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e fim de tarde. A picada causa, em geral, reações alérgicas que provocam inchaço e coceira. Esses sintomas costumam desaparecer em poucos dias.

Em casos raros ocorre a febre oncocercose, também chamada de "cegueira dos rios" ou "mal do garimpeiro", causada pela picada do inseto contaminado por vírus ou parasita específico. Seus sintomas são febre, lesões na pele e nódulos logo abaixo dela que, se chegarem aos olhos, podem provocar perda temporária da visão ou cegueira. O tratamento para a doença é medicamentoso.

O setor de Vigilância Ambiental em Saúde realiza trabalhos de campo para orientar e aplicar os larvicida nas propriedades rurais. As solicitações podem ser feitas pelo telefone (54) 3202-1438.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895