Caxias do Sul registra surto por coronavírus entre profissionais da Samu

Caxias do Sul registra surto por coronavírus entre profissionais da Samu

Na última semana, 16 servidores foram diagnosticados com a doença

Celso Sgorla

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informou que há um surto de Covid-19 entre os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na última semana, 16 servidores foram diagnosticados com coronavírus por meio do testes rápidos. São dois médicos, duas enfermeiras, 11 técnicos de enfermagem e um condutor-socorrista, todos assintomáticos ou com sintomas leves. Dessa forma, uma unidade de suporte básico está inoperante.

Segundo o diretor-geral da SMS, Mário Gregoire Taddeucci, o afastamento dos profissionais não desamparou quem necessitou de atendimento. "Até o início deste ano, sempre atuamos só com quatro unidades básicas e uma avançada. Em março, a quinta entrou em operação, a qual agora está parada por conta de uma parte ter contraído o vírus. Mas, cabe salientar que, em momento algum, houve prejuízo à população".

A Secretaria da Sáude investiga o início do surto, visto que a maioria dos servidores também atua em outros serviços de saúde, além de possuir familiares que trabalham na mesma área. O SAMU, no total, conta com 5 Unidades de Suporte Básico, duas Unidades de Suporte Avançado (a 2ª UTI Móvel entrou em operação em junho deste ano) e uma motolância.

Atendimentos presenciais suspensos em Bento Gonçalves após caso de Covid-19

Em Bento Gonçalves, a confirmação de um caso de coronavírus em um servidor provocou a suspensão do atendimento presencial nas sedes do Sine, Posto de Identificação e da 2ª Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Os órgãos ficam no mesmo prédio, localizado na rua Marechal Floriano, área central da cidade. A medida passou a valer nesta segunda-feira.

Conforme nota divulgada pelo Daer os atendimentos deverão retornar assim que forem cumpridas todas as medidas de isolamento social preconizadas pelas autoridades de saúde. O atendimento presencial fica suspenso pelo menos até o próximo dia 24.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895