Em resposta às crescentes demandas por segurança nos serviços de saneamento básico, equipes de diversas frentes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) estão elaborando um Plano de Emergência e Contingência para os sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, para o município de Caxias do Sul. O projeto visa estabelecer um conjunto estruturado de ações para enfrentar situações emergenciais e suas consequências, como desastres naturais, falhas técnicas e contaminação de mananciais.
A necessidade surgiu a partir das disposições da Lei Federal nº 11.445, de 2007, que destaca a importância de ações de emergência e contingência nos serviços de saneamento. A Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (AGESAN-RS), conforme a Resolução CSR nº 13/2023, determinou que as operadoras reguladas apresentassem tais planos, em conformidade com os artigos 19, 23 e 40 da referida lei, que tratam da segurança, contingência e emergência nos serviços públicos de saneamento.
O principal objetivo do Plano de Emergência e Contingência é estruturar de forma lógica e coerente as ações de contingência em etapas detalhadas. Essas medidas visam proporcionar uma resposta rápida em situações de emergência, minimizando o impacto sobre a saúde pública, a segurança e o meio ambiente. Os Planos de Contingência deverão incluir:
- Mapa de risco.
- Avaliação das vulnerabilidades dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
- Ações de contingência para situações de emergência.
- Inserção de novas vulnerabilidades no plano.
Conforme o Superintendente de Planejamento e Obras, Gerson Panarotto, reuniões semanais dos grupos têm sido essenciais para o avanço desta etapa. “No momento, os grupos de trabalho estão focados na identificação dos riscos, suas causas e consequências, para a elaboração do Mapa de Riscos dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, explica. Após a conclusão do levantamento dos riscos, o próximo passo será definir as ações de contingência para mitigar ou enfrentar os efeitos das situações de emergência identificadas.
Para o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, a elaboração de um Plano de Emergência e Contingência pode ajudar muito o município a garantir que, se um evento negativo ocorrer, estaremos prontos para enfrentá-lo e combatê-lo o mais rápido possível. “Diferente de um plano preventivo, que visa evitar incidentes não previstos, o contingenciamento apontará o que cada setor da autarquia deverá realizar durante uma possível crise”, reforça Meletti.
Os trabalhos para a elaboração do plano começaram em 4 de junho de 2024, com a formação de dois grupos de trabalho no Samae: um focado no abastecimento de água e outro no esgotamento sanitário. Inicialmente, o prazo para conclusão foi fixado em 31 de julho de 2024. No entanto, devido à complexidade dos temas abordados, a AGESAN concedeu um prazo adicional de 120 dias, estabelecendo a nova data de entrega para 30 de novembro de 2024.