Caxias e Juventude realizam CaJu da vacina nesta quarta-feira

Caxias e Juventude realizam CaJu da vacina nesta quarta-feira

Outros municípios do Estado seguem realizando ações para agilizar a aplicação das doses contra a Covid-19

Correio do Povo

publicidade

Torcedores do Caxias e do Juventude poderão se vacinar contra a Covid-19 nesta quarta-feira no CaJu da Vacina. Das 16h às 20h, os dois clubes, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, realizam o evento com o objetivo é mobilizar o maior número de jovens na busca pelo imunizante, já que a procura tem sido baixa. Os dois estádios terão pontos de vacinação para a primeira dose, que não é restrita aos torcedores da dupla: qualquer pessoa de 18 a 28 anos pode comparecer.

Apenas 40% dos jovens de Caxias de 20 a 24 anos já fizeram a primeira dose. Na faixa de 25 a 29 anos o índice também é baixo: somente 61%.

“O público jovem trabalha, está retomando as aulas presenciais, e é primordial que a vacina seja uma prioridade em suas rotinas. A vacina é o caminho mais curto para que possamos voltar à normalidade de nossas vidas, o que inclui a retomada do público nos nossos estádios. Por isso convidamos todos a fazer a vacina e agradecemos a parceria dos dois clubes e dos demais parceiros”, destaca a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

É necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão SUS (se tiver) no momento da vacinação.

Novo Hamburgo

Já no Vale do Sinos, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo abriu agendamentos para vacinação contra a Covid-19 em todas as unidades de saúde da cidade para pessoas com 18 anos ou mais. O agendamento pode ser feito pessoalmente ou por telefone. É necessário apresentar documento com foto e Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência do município.

No caso de o comprovante de residência estar em nome de outra pessoa, é preciso apresentar declaração registrada em cartório de que a pessoa a ser vacinada reside no local. São aceitos como comprovante de residência: contas de energia elétrica, água, telefone fixo e cópia do contrato de aluguel, neste caso também autenticada em cartório.

Passo Fundo

A partir do recebimento de mais 5,3 mil doses de vacinas contra o Covid-19, a secretaria da Saúde de Passo Fundo, no Norte do Estado, estruturou o novo cronograma de imunização. Nesta quarta-feira, das 14h às 19h, serão vacinados jovens com 20 anos ou mais. Na quinta-feira, no mesmo horário, será a vez de quem tem 19 anos. A aplicação das doses ocorrerá no CTG Lalau Miranda. No mesmo local também poderão ser vacinadas gestantes, puérperas e lactantes.

A SMS informou, ainda, que nas unidades de saúde segue a aplicação de segundas doses da AstraZeneca. Poderão completar o esquema vacinal pessoas que têm prazo de até 3 de setembro para receber o reforço.

São oito unidades de saúde envolvidas na imunização na cidade com 204 mil habitantes: Cais Hípica e Cais Vila Luíza, das 8h às 16h; Ambulatório de Especialidades, das 8h às 12h e das 13h às 16h; e ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, ESF São José, ESF Donária/Santa Marta e ESF Vila Nova, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h.

Santa Cruz do Sul

Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, a Secretaria de Saúde prevê completar a vacinação de toda a população adulta com a primeira dose contra a Covid-19 ainda nesta semana. Atualmente, o município tem 94% da população com mais de 18 anos com a primeira dose, o que representa 65% da população total. O esquema completo, ou seja, com a D2 ou dose única, representa 51,3% dos habitantes acima de 18 anos, o que representa 35% da população total.

A secretária de Saúde, Daniela Dumke, informou que são necessárias menos de 6 mil doses para atingir a meta. Na terça-feira, o município recebeu justamente a quantidade necessária. “Com esse lote esperamos que possamos vacinar todos os adultos com a primeira dose. Além disso, iremos fazer alguns ajustes nos horários de aplicação para favorecer a população.”

Daniela afirma que existe a possibilidade de imunização de pessoas com menos de 18 anos como um dos próximos passos. “No entanto, não temos nenhuma posição do Estado e do Ministério da Saúde, é somente uma perspectiva”.

A secretária destacou também que em torno de duas mil pessoas estão com a segunda dose em atraso. Para levar esses faltantes até os postos, agentes de saúde fazem, desde sábado, visitas nos bairros e orientam sobre a importância de ter o esquema vacinal completo.

Nesta quarta-feira serão vacinadas com a primeira dose pessoas com 20 anos ou mais e demais grupos já contemplados.

* Com informações dos correspondentes Celso Sgorla, Stephany Sander, Agostinho Piovesan e Otto Tesche


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895