Caxias implanta Centro de Informações ao Imigrante

Caxias implanta Centro de Informações ao Imigrante

Serão distribuídos panfletos em quatro línguas convidando os moradores de outras nacionalidades a conhecerem o espaço

Celso Sgorla

O atendimento aos imigrantes será realizado no segundo andar do Centro Administrativo Municipal.

publicidade

Oportunizar diferentes serviços e acolher os imigrantes de distintas nacionalidades que residem em Caxias do Sul. Esse é o objetivo que orientou a inauguração do Centro de Informações ao Imigrante (CIAI). O espaço é uma iniciativa da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial do município que amplia as políticas públicas de assistência social aos imigrantes.

O Centro realizará o cadastro dos imigrantes, buscando identificar o perfil desses moradores, descobrir suas demandas e direcionar para os serviços públicos disponíveis a todos. Também auxiliará em demandas específicas, como orientação sobre como proceder para obter o visto de residência na Polícia Federal, quais os documentos necessários para trabalhar legalmente no Brasil, diferenças entre a legislação brasileira e a do país de origem, entre outras.

O Centro de Informações ao Imigrante também fará o levantamento do número de residentes estrangeiros e suas nacionalidades. O atendimento aos imigrantes será realizado no segundo andar do Centro Administrativo Municipal, nas terças e quintas-feiras, das 13h às 16h, com entrega de 10 senhas para orientação individualizada.

A gerente da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico Racial, Alessandra Pereira, informou ainda que, no local, os imigrantes também encontrarão suporte para a elaboração de currículo profissional, além de cursos, como de língua portuguesa e de empreendedorismo. Em uma de suas primeiras ações, o CIAI distribuirá material impresso em português, inglês, francês e espanhol convidando os moradores de outras nacionalidades a conhecerem o espaço junto à prefeitura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895