Centro de Apoio contra a Covid-19 oferece diversos serviços em Taquara

Centro de Apoio contra a Covid-19 oferece diversos serviços em Taquara

Local iniciará atividades na próxima semana

Por
Stephany Sander

Centro de Apoio contra a Covid-19 oferece diversos serviços em Taquara


publicidade

Programado para iniciar as atividades na próxima semana, o Centro de Apoio contra a Covid-19 da cidade de Taquara, oferecerá diversos serviços de análise e encaminhamento de casos suspeitos do novo coronavírus.

O novo espaço funcionará na Avenida Sebastião Amoretti, nº 3060, junto ao prédio da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e de acordo com o secretário Municipal de Saúde, Vanderlei Petry, o Centro de Apoio receberá pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBSs) e também pessoas da comunidade em geral que apresentem sintomas de gripe e queiram investigar sua condição de saúde.

“Após uma investigação minuciosa, que avaliará a preseça ou não de sintomas e critérios clínicos observados pelo Ministério da Saúde, como o histórico de contato próximo ou domiciliar nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, o médico poderá realizar, se necessário, um teste rápido e também solicitar exames laboratoriais e orientar o paciente sobre formas de prevenção da doença em caso de diagnóstico positivo”, explica Petry, destacando ue o local terá uma equipe formada por médicos e enfermeiros que, exclusivamente, atenderão casos suspeitos do novo coronavírus. Eles realizarão uma triagem e análise dos sintomas apresentados por cada um, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em função da pandemia, o novo Centro de Apoio ao Covid-19 não terá uma cerimônia oficial de inauguração. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde de Taquara é que os serviços passem a ser disponibilizados a comunidade a partir da próxima terça-feira