Centro de Oncologia da PUCRS realiza “Amistoso pela Vida” para conscientização sobre saúde masculina

Centro de Oncologia da PUCRS realiza “Amistoso pela Vida” para conscientização sobre saúde masculina

Evento contou com a presença dos mascotes da dupla Gre-Nal e do ex-árbitro Carlos Simon, além de times formados por médicos, colaboradores e pacientes

Guilherme Sperafico
Amistoso teve objetivo de conscientizar sobre a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata

Amistoso teve objetivo de conscientizar sobre a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata

publicidade

O Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS e o +Uro, serviço de Urologia do HSL, realizaram nesta segunda-feira o evento "Amistoso pela Vida", que ocorreu no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. O jogo amistoso teve como objetivo conscientizar sobre a importância da saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata, em alusão à campanha Novembro Azul.

Com a presença dos mascotes do Grêmio, Mosqueteiro, e do Inter, Saci, o evento contou com a participação de médicos oncologistas e urologistas, colaboradores e alguns pacientes.

De acordo com o urologista do +Uro e da Oncoclínicas, Andrei Centeno, a iniciativa reforça a atuação integrada entre equipes multidisciplinares de oncologia, urologia, radioterapia, medicina nuclear e radiologia, fundamentais no tratamento da doença. “Novembro Azul é o mês da saúde masculina, de prevenção e para trazer à tona o assunto do câncer de próstata. O tratamento de diversas doenças, especialmente o câncer, hoje em dia é feito de modo multidisciplinar. A integração entre urologistas, oncologistas, radioterapeutas, radiologistas, médicos nucleares, psicólogos e fisioterapeutas é o que faz o sucesso desse processo para o paciente”, afirmou.

No amistoso, as equipes eram compostas por médicos, colaboradores dos hospitais e até mesmo alguns pacientes, todos jogando lado a lado. “Essa integração é o objetivo do jogo de hoje, além de nos confraternizarmos. Temos urologistas, oncologistas, colaboradores dos hospitais e também alguns pacientes que já passaram pelo tratamento conosco e vão jogar hoje”, comentou Centeno.

A arbitragem ficou a cargo da equipe liderada pelo ex-árbitro e jornalista Carlos Simon, que já havia participado da primeira edição do evento, no ano passado. “Apoio causas nobres como essa. Participei de outros eventos em prol da saúde, incluindo o câncer infantil, e agora estou aqui, novamente para colaborar com esses profissionais da saúde”, disse.

Ele foi acompanhado por árbitros da FIFA Rafael Alves e Rafael Klein, além do também ex-árbitro Fabiano Silva. Além do jogo, os mascotes Mosqueteiro e Saci animaram o público, para ajudar a promover o clima de confraternização e celebração à saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895