Centro de Testagem Municipal de São Leopoldo passará a funcionar no ginásio Celso Morbach

Centro de Testagem Municipal de São Leopoldo passará a funcionar no ginásio Celso Morbach

Medida faz parte da estratégia de enfrentamento da pandemia do novo coronavirus

Stephany Sander

Novo ponto vai possibilitar um acréscimo de 100% na média de testagens de pacientes

publicidade

A partir desta segunda-feira, o Centro de Testagem Municipal de São Leopoldo passará a funcionar no ginásio Celso Morbach, no largo Rui Porto. A transferência do local faz parte da estratégia de enfrentamento da pandemia do novo coronavirus a partir da ampliação da testagem de acordo com os critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

O novo ponto vai possibilitar um acréscimo de 100% na média de testagens de pacientes, que passará de 200 para 400 por dia, pois o número de atendentes será dobrado, passando de cinco para dez, de acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Charão. Além disso, para poder contratar mais profissionais, a Secretaria da Saúde entrou com um pedido junto ao Ministério da Saúde. Com a habilitação concedida pelo governo federal, a pasta passará a receber R$ 80 mil mensais para custeio de novos profissionais.

“Temos uma preocupação com a sustentabilidade das ações. A habilitação temporária do Centro de Testagen permite economizar recursos do município que podem ser investidos em outras áreas”, ressalta Charão, afirmando que o ginásio municipal foi escolhido por oferecer também uma maior área física e, por consequência, facilitar o distanciamento de profissionais e usuários do sistema de saúde. Além disso, o local fica na região central da cidade e no mesmo raio que comporta a farmácia estadual e municipal. “É um local de fácil acesso e que já presta serviços na área de saúde em suas dependências”, complementa Charão.

Até a última sexta-feira, os testes eram realizadas na antiga sede da Unisinos, ao lado da Prefeitura Municipal, mediante agendamento. O usuário com sintomas gripais deve seguir procurando as Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Saúde Feitoria, Upa Zona Norte ou Hospital Centenário para encaminhamento do teste, em caso de necessidade.
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895