Centro de Zoonoses de Viamão é alvo de denúncia

Centro de Zoonoses de Viamão é alvo de denúncia

Relatos de protetores são de utilização inadequada do espaço e de suposta falta de cuidados com animais

Fernanda Bassôa

publicidade

O Ministério Público acompanha o caso envolvendo denúncias de que animais atendidos no Centro de Zoonoses de Viamão estariam em situação de precariedade. Informações de protetores apontam a uma suposta utilização inadequada do local. A deputada estadual Luciana Genro acionou o MP e encaminhou ofício à prefeitura após ter recebido relatos de que animais atendidos pelo Centro estariam sem receber cuidados veterinários, tratamentos específicos e alimentação adequada.

No ofício enviado à prefeitura, a deputada cobra ações para garantir a qualidade de vida dos animais e questiona quais os valores de orçamento foram dedicados ao serviço nos últimos anos. O pedido de explicações foi feito com base na Lei de Acesso à Informação. Luciana também enviou notícia de fato ao MP, relatando as denúncias e solicitando providências cabíveis.

Ouvida pela reportagem, a protetora Priscila Kisiolar comenta que no começo deste ano teve início um movimento para resgatar os animais que estavam “depositados” no Centro. “O local vem sendo utilizado de forma inadequada e irresponsável, como se fosse um canil municipal. Isso acontece há anos.”

Segundo Priscila, o centro de zoonoses não tem nenhuma relação com a causa animal. “É ligado à secretaria de saúde e tem a função de receber animais com suspeita de terem doenças transmissíveis aos seres humanos, como a leishmaniose e a raiva. Ou seja, o local deveria receber os animais, aplicar os testes e, após o resultado positivo, o destino seria o protocolo do município, mediante aplicação da eutanásia.” Entretanto, segundo a protetora, inúmeros bichos saudáveis foram encontrados no local sem nenhuma suspeita de enfermidade. “Sabemos que o problema dos animais de rua, dos maus-tratos e do abandono é uma realidade, e que os abrigos estão superlotados, mas a forma como o município está lidando com isso é irresponsável.”

Conforme o Ministério Público, a promotora Roberta Morillos Teixeira recebeu a manifestação da deputada e está acompanhando o caso. Informa ainda que a prefeitura tem até dia 17 de novembro para apresentar relatório de levantamento e cronograma de ação visando a reestruturação do setor.

A Prefeitura de Viamão informou que a estrutura do Centro de Zoonoses é arcaica e ultrapassada, foi montada há muito tempo e não atende mais ao que se preconiza. ”Em janeiro deste ano, quando assumimos a gestão, encontramos lá 24 cachorros, entre bravios, enfermos e sãos. Uma primeira ação em parceria com protetores diminuiu para sete o número de cachorros no local.”  Segundo o município, recentemente, nova ação visou a adoção de mais cachorros, restando apenas um no local, que passará por ressocialização para adoção. A prefeitura ainda informou que o local será desativado e que atualmente há dois funcionários dando suporte ao cão que segue no Centro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895