Centro Histórico volta a apresentar alagamentos

Centro Histórico volta a apresentar alagamentos

Áreas que ainda ontem estavam secas já apresentam acumulo de água

Correio do Povo

Até o início da tarde, as águas seguiam fluindo em direção ao Guaíba por meio da comporta aberta

publicidade

Com o retorno das chuvas torrenciais em todo o Rio Grande do Sul, bairros em Porto Alegre voltaram a apresentar alagamentos. No Centro Histórico, locais que, ainda ontem, estavam secos, como a região ao entorno do Mercado Público, estão novamente submersos – ou quase.

Nos últimos dias, com o escoamento da água, lojistas voltaram ao comércio para avaliar os danos e começar o processo de limpeza do local, mas, agora, os que nesta quinta-feira haviam retornado para suas lojas, mesmo com a chuva, se veem na possibilidade de ficarem ilhados. O corredor humanitário – caminho improvisado criado para possibilitar a entrada e saída da cidade por meio da av. Castelo Branco – apresenta uma série de buracos que dificultam a passagem dos veículos e, consequentemente, pioram o trânsito na chegada da Capital.

Os retorno dos alagamentos, que são vistos não apenas no Centro, mas também em bairros como Cidade Baixa e Menino Deus, se dá em função funcionamento parcial ou inoperante das Casas de Bomba (CBs), mecanismo responsável pela drenagem pluvial. Em alguns pontos no Centro Histórico é possível observar, inclusive, os bueiros (ou bocas de lobo), estão jorrando para cima.

Apesar disso, até o início da tarde, as águas seguiam fluindo em direção ao Guaíba por meio da passagem criada com a retirada de uma das comporta na última sexta-feira. Ainda assim, a região ao entorno apresenta acúmulo de água.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895