Chuva antecede a onda de calor em Uruguaiana
Cada um se prepara para o calor como pode e deve

publicidade
Uruguaiana, na Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, tem intimidade com o calor e a chuva branda desta quarta-feira não minimizou as marcas. Desde dezembro as temperaturas usualmente são elevadas e a população busca meios para espantar o desconforto provocado pelo clima quente e seco no município.
O secretário de Saúde, Diego Cantori, destacou que crianças e idosos são as maiores vítimas das temperaturas elevadas. Segundo Cantori, as equipes de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dos postos municipais, foram preparadas para orientar aos moradores de seus bairros que não economizem na hidratação, no uso de protetor solar e evitar sair de casa nos horários em que os raios UV são mais intensos.
Cantori conclui que toda a rede está apta a absorver a possível demanda de casos que envolvam os efeitos climáticos. “O calor é o maior vendedor de sorvete”, destaca o empresário e industrial Gilberto Melati, da Morango’s, que espera um crescimento de 95% nas vendas do produto no período anunciado de altas temperaturas.
Já o gerente operacional da BRK, empresa distribuidora de água de Uruguaiana, Ícaro Dugaich, acredita não haver impacto maior no sistema de fornecimento aos consumidores de Uruguaiana com a onda prevista.
“Houve momentos de calor extremo e o processo se comportou normalmente. Uma elevação de 15% no consumo, porém absorvido naturalmente pela empresa”, explica. Também destacou que o processo previsto é semelhante ao que ocorre anualmente nos verões da cidade que convive com muito calor por longos períodos, conclui.