Cidades

Chuva causa transtornos e estragos pontuais nesta segunda-feira em cidades da Região Metropolitana

Em Novo Hamburgo, uma via do bairro Hamburgo Velho precisou ser parcialmente interditada pelo risco de deslizamento; em Alvorada sistema de drenagem não comportou tanta chuva em pouco tempo

Placa de publicidade foi arrancada pelo vento no Centro de São Leopoldo
Placa de publicidade foi arrancada pelo vento no Centro de São Leopoldo Foto : Juliano Palinha / BerlindaNews / CP

A chuva que voltou a atingir as cidades da Região Metropolitana, trazendo certo alívio e provocando queda na temperatura, provoca transtornos e danos pontuais, deixando em alerta as equipes da Defesa Civil e a população local.

Em Novo Hamburgo, um trecho da avenida Victor Hugo Kunz, no bairro Hamburgo Velho, precisou ser interditado no sentido centro-bairro por equipes do trânsito e Defesa Civil, ainda na noite de domingo. A medida de segurança foi necessária em razão de parte da área de contenção correr o risco de desbarrancar em direção à pista, devido à movimentação de terra. Na manhã desta segunda-feira, o tráfego de veículos foi liberado em meia pista.

Além disso, conforme a administração hamburguense, por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade neste domingo, ao menos dois cruzamentos estão com alteração no trânsito e exigem atenção dos condutores. O conjunto de semáforos na entrada do bairro Rincão, no cruzamento da rua Rincão com a BR 116, está for a de operação. A situação é a mesma na entrada do bairro Roselândia, junto à rodovia federal.

Segundo a diretoria de Mobilidade Urbana, no bairro Rincão, o problema se dá por falta de energia, serviço que precisa ser restabelecido pela RGE. Já no bairro Roselândia, uma equipe está em deslocamento para avaliar a situação.

Em São Leopoldo, uma placa de publicidade foi arrancada com a força dos ventos. A ocorrência foi registrada entre as ruas Independência e Presidente Roselvet, na área central. Ninguém se feriu. O nível do Rio dos Sinos passou de 1,70m para 2,20m. De acordo com dados fornecidos pela prefeitura, as equipes do Semae e Defesa Civil estiveram nos pontos mais críticos ao longo do final de semana fiscalizando as ruas que historicamente possuem pontos de alagamento. Em 50 minutos choveu 27 milímetros na cidade e algumas ruas registraram acúmulo de água.

“A diferença é que dessa vez, muitas ruas que tinham grandes alagamentos, ou não registaram acúmulo de água, escoaram rápido. Isso é resultado da Operação de Controle de Alagamentos que em 10 dias, limpou bueiros de 100 ruas”, disse o Prefeito Heliomar Franco. Segundo o prefeito, alguns locais necessitam de obras estruturais maiores como troca de tubulação. A Casa de Bombas operou normalmente.

Em Sapiranga a Defesa Civil registrou 74mm de chuva no domingo em apenas uma hora de precipitação, um volume atípico para a época. Entre as ocorrências de danos estão destelhamentos em residências, deslocamento de toldo em comércio, queda de galhos de árvores e alagamentos pontuais.

Em Alvorada, o grande volume de água sobrecarregou o sistema de drenagem da cidade, que não tem capacidade para absorver chuvas tão intensas em um intervalo de tempo tão curto. Por isso, a administração tem intensificado a limpeza de bocas de lobo, valas e canais de drenagem para minimizar os transtornos. No entanto, o temporal deste final de semana evidenciou um problema estrutural que há anos afeta a população e que exige investimentos em obras de micro e macrodrenagem. Os bairros mais afetados por pontos de alagamento são Americana, Umbu, Stella Maris, Aparecida e Algarve.

Atualmente, moradores das localidades de Americana, Algarve, Aparecida Intersul e Passo Feijó estão parcialmente sem energia. Equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil estão mobilizadas, reforçando os trabalhos de desobstrução nos pontos mais críticos. Além das medidas imediatas, a Prefeitura segue avaliando alternativas de médio e longo prazo para ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais, planejando novas ações emergenciais e estruturais para reduzir os danos causados

O coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel Márcio Leandro, reforçou que a equipe segue em monitoramento constante e pronta para atender eventuais ocorrências. "Estamos acompanhando a situação e identificando os pontos mais críticos para agir com rapidez. Pedimos que a população evite áreas alagadas e, em caso de necessidade, entre em contato com a Defesa Civil para receber apoio e orientação", destacou.