Cidades

Chuva causa transtornos em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira

Rio Grande do Sul tem três alertas vigentes de acumulado de chuva e declínio de temperatura

Reflexos da chuva em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira
Reflexos da chuva em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira Foto : Camila Cunha

A chuva chegou com força na madrugada desta segunda-feira, provocando uma virada no tempo em Porto Alegre. De acordo com a plataforma POA Clima, da Defesa Civil Municipal, choveu, desde a meia-noite de hoje, até 7h50min, 36 milímetros nas estações meteorológicas da Ilha Grande dos Marinheiros e da Vila Farrapos, o maior volume registrado na Capital até o momento.

No entanto, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), não foram registrados ocorrências no trânsito, como alagamentos, quedas de postes ou árvores. Há pontos de acúmulo de água, como na rua Edu Chaves, na zona Norte. Um semáforo permaneceu em amarelo piscante, na avenida Mauá com a Borges de Medeiros. O Rio Grande do Sul tem três alertas vigentes, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Dois deles são na cor laranja, indicando perigo. O primeiro, de declínio de temperatura maior do que 5ºC, é válido até às 23h59min, e abrange praticamente todo o Estado, com exceção do extremo norte gaúcho, além do sul de Santa Catarina. O segundo, de acumulado de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, abrange quase a totalidade do território do RS, exceto a região de Uruguaiana, fronteira com o Uruguai, extremo sul, Litoral Norte e toda a faixa fronteiriça com Santa Catarina.

o terceiro é de cor amarela, de perigo potencial de ventos costeiros, abrangendo o litoral de toda a região Sul do Brasil. No caso de Porto Alegre, o acumulado de precipitações pode ser em torno de 50 milímetros, rajadas de vento superiores a 80 quilômetros por hora, descargas elétricas e queda de granizo. O aviso termina ao meio-dia desta segunda.

Não estão descartadas as ocorrências de alagamentos pontuais e temporários. Segundo o Inmet, há risco de movimentações de dunas de areia sobre construções na orla. Conforme a MetSul Meteorologia, a entrada de uma massa de ar frio no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, após o ingresso da frente fria que trouxe a chuva e temporais, provoca uma queda bastante acentuada da temperatura no decorrer do dia.

Veja Também