Chuva deixa desalojados e provoca adiamento de feira em Candelária

Chuva deixa desalojados e provoca adiamento de feira em Candelária

Organização troca ingresso por doação de alimentos para Expocande 2024

Correio do Povo

Na RSC-287, trânsito foi bloqueado próximo à localidade da Linha do Rio

publicidade

A intensidade das chuvas reavivou na memória dos moradores de Candelária a enchente de 2010, que causou uma morte, e levou ao adiamento da Expocande 2024, que começaria nesta terça-feira. Os organizadores decidiram transferir a abertura para quinta-feira e não cobrar ingressos e estacionamento. A orientação é para que visitantes levarem um quilo de alimento não perecível, que será destinado às famílias atingidas pela enchente. Conforme a comissão organizadora, a feira foi mantida por haver compromissos assumidos com a realização de um show nacional na noite de sexta-feira, que tem alto custo e grande volume de ingressos já vendidos. Também pesou na decisão o fato de a feira ser realizada de dois em dois anos e estar sendo planejada desde o ano passado.

Com as chuvas das últimas horas no município, a Praia Carlos Larger e diversas residências foram inundadas pela alta do Rio Pardo. Moradores foram retirados durante a madrugada desta terça-feira. A prefeitura montou um abrigo no Centro de Convivência Aline Gewehr Trindade. Até o fim da manhã de terça-feira, a prefeitura contabilizava cerca de 50 pessoas desalojadas.

O trevo da RSC-287 que leva à localidade de Linha do Rio foi alagado, com interdição da estrada. Os Bombeiros Voluntários resgataram estudantes da localidade que estavam em um veículo do transporte escolar. A Defesa Civil e a prefeitura colocaram maquinário e equipamentos necessários para auxiliar a população e monitorar o avanço das águas. A prefeitura também informou que o posto de Estratégia Saúde da Família (ESF) Irene da Silva Oliveira sofreu inundação, causando a suspensão dos atendimentos. O município ficou sem acesso para Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Também há bloqueios na ERS-409, entre Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, e na RSC-153, entre Sinimbu e Vale do Sol.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895