Chuva e temporais avançam no Rio Grande do Sul pelas regiões Oeste e Sul

Chuva e temporais avançam no Rio Grande do Sul pelas regiões Oeste e Sul

Há risco temporais localizados com vendavais e queda de granizo neste domingo

MetSul Meteorologia

Chuva em Porto Alegre pode ser registrada no fim da tarde ou no começo da noite deste domingo

publicidade

Chuva e temporais começaram a atingir o Rio Grande do Sul no começo da tarde deste domingo, embora o sol ainda apareça em grande parte do Estado em dia de calor forte a intenso em diversas localidades. O tempo muda a partir da fronteira com o Uruguai, onde chove na tarde de hoje e já ocorreram temporais.

As áreas de instabilidade que ingressam agora no Rio Grande do Sul foram responsáveis por tempestades com danos na manhã de hoje no Uruguai. Forte temporal castigou o departamento de Salto, no Oeste do Uruguai, com queda de árvores e danos. São prováveis mais relatos de tempestades com estragos em outros pontos do país vizinho no decorrer das próximas horas.

As nuvens carregadas que avançam do Uruguai já causaram temporal com chuva forte e queda de granizo, por exemplo, em Dom Pedrito, na região da Campanha gaúcha. Choveu forte em pontos da Campanha e da Serra do Sudeste no começo desta tarde. No decorrer das próximas horas, entre a tarde e a noite deste domingo, a tendência é que as áreas de instabilidade avancem mais para Norte, atingindo mais cidades do Oeste e do Sul gaúcho assim como pontos do Centro do Estado.

Há um elevado risco de ocorrências isoladas de chuva forte a intensa assim como de temporais localizados com vendavais e queda de granizo. A instabilidade deve afetar principalmente o Oeste, Centro e o Sul.

A chuva já será irregular e no Norte do Estado ainda mais, onde várias cidades podem terminar o dia sem precipitação. Não se pode descartar chuva, ocasionalmente forte, ou temporal, no fim da tarde ou no começo da noite na área de Porto Alegre e região metropolitana com o deslocamento de áreas de instabilidade a partir do Sul do Estado.

O risco de temporal se deve pelo ar muito quente que cobre o Rio Grande do Sul neste momento. No começo da tarde deste domingo, a temperatura já atingia 34ºC em Porto Alegre; 36ºC na área de Santa Maria e no Noroeste gaúcho, e 37ºC na região metropolitana e nos vales do Rio Pardo e do Taquari. As marcas devem se elevar ainda até o meio da tarde.

Onda de temporais

A MetSul esclarece que esta é a primeira rodada de temporais da semana. Haverá instabilidade novamente nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul de forma isolada, mas o que mais preocupa é o período da terça e da quarta, quando área de baixa pressão vai trazer chuva localmente intensa e muitos temporais com risco elevado de vento forte, como já alertado pela MetSul Meteorologia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895