Chuvas no RS: Dmae retoma operação da estação de água da região das Ilhas

Chuvas no RS: Dmae retoma operação da estação de água da região das Ilhas

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, o abastecimento da região é gradual e pode levar mais tempo nas áreas mais afastadas da rede

Correio do Povo

Dmae retoma operação da estação de água da região das Ilhas

publicidade

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou na tarde deste sábado que retomou a produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilha da Pintada. Conforme o Dmae, a força-tarefa começou os trabalhos de limpeza, recuperação e substituição de equipamentos no início dessa semana após a baixa do Guaíba na região de Porto Alegre.

Com a retomada da operação, o abastecimento da região é gradual e pode levar mais tempo nas áreas mais afastadas da rede. O prefeito Sebastião Melo, que esteve no bairro na sexta-feira para uma vistoria e conversa com moradores, retornou nesta manhã. Na visita que fez ao bairro Arquipélago na sexta, Melo já havia determinado a ampliação no número de caminhões-pipa e o reforço nos trabalhos para que a ETA das Ilhas voltasse a funcionar o quanto antes.

“Após intensa força-tarefa do Dmae foi possível restabelecer o funcionamento da ETA das Ilhas. Algumas casas já estão sendo abastecidas, mas em outras pode ser que demore um pouco mais devido a fugas de água e dificuldades na rede’’ - Prefeito Sebastião Melo.

A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ilhas, que faz a distribuição da água, foi religada à tarde, e o abastecimento na Ilha da Pintada deve normalizar na noite de sábado ou madrugada de domingo, 9. O abastecimento das ilhas do Pavão, das Flores e dos Marinheiros começa na sequência, possivelmente ao longo do domingo.

É possível que sejam constatadas fugas de água em alguns pontos da rede, o que pode impactar no restabelecimento do sistema de distribuição nos próximos dias. Desligada no início de maio porque ficou completamente alagada na enchente, a ETA Ilha da Pintada abastece as ilhas da Pintada, do Pavão, das Flores e dos Marinheiros.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895